Dia Estadual do SAMU será comemorado em sessão solene proposto por Ubaldo Fernandes

Na ocasião, 10 personalidades que fizeram parte da história deste serviço serão homenageadas — Foto: Assessoria/Divulgação

Nesta terça-feira (17), é o Dia Estadual do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), instituído pelo Projeto de Lei n° 10.522, de 30 de maio de 2019, de autoria do Deputado Estadual Ubaldo Fernandes (PL). Para comemorar a data, o parlamentar realizará uma Sessão Solene, às 15 horas, no Plenário Deputado Clóvis Motta da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em que homenageará 10 personalidades que fizeram parte da história deste Serviço.

“O SAMU é um serviço imprescindível para a população, ajuda a salvar milhares de vidas, todos os anos. Temos que valorizar os profissionais que compõem essas equipes e mostrar às pessoas como colaborar para facilitar e melhorar ainda mais esses atendimentos”, diz o parlamentar.

O SAMU 192 Natal foi criado em 17 de setembro de 2002, como componente móvel da Rede de Atenção às Urgências. “Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessados pelo número “192” e acionados por uma Central de Regulação das Urgências”, explica Everton Rocha, coordenador Administrativo do SAMU Natal.

Em 18 de dezembro de 2006, foi fundado o SAMU 192 RN, para todo Estado. Hoje, o SAMU Natal possui 325 profissionais e o SAMU RN, 484 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. As equipes se revezam diariamente, em turnos, durante 24 horas.

Atualmente, o SAMU 192 Natal dispõe de três bases descentralizadas (Leste, Norte e Sul) e uma Central de Regulação de Urgências, composta por cinco telefonistas auxiliares de regulação médica, três médicos reguladores, dois rádio operadores e um enfermeiro supervisor administrativo. Realiza, em média, 6.000 atendimentos/mês, em sua maioria ocorrências clínicas, neonatos, obstétricas, pediátricas, psiquiátricas e traumas.

Já o SAMU 192 RN atua em 28 bases descentralizadas por todo o Estado e uma Central de Regulação com quatro médicos, quatro telefonistas, dois rádio operadores e um enfermeiro. Realiza uma média de 2.500 atendimentos/mês, sendo que em agosto passado, atendeu 2.607 ocorrências.

Na ocasião, 10 personalidades que fizeram parte da história deste serviço serão homenageadas — Foto: Assessoria/Divulgação