Vereador quer conceder título de cidadão natalense a Eduardo Bolsonaro

Vereadores discutiram título nesta quinta-feira (12) — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil.

Por Cláudio Oliveir, Portal no ar — O vereador Cícero Martins apresentou nesta quinta-feira (12) o Decreto legislativo 40/19, concedendo a concessão do Título de Cidadão Natalense ao deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, inclusive com pedido de urgência para que ele possa entregar a comenda na vinda do deputado a Natal na próxima semana. Contudo, a urgência não teve a quantidade de votos necessária, 20 votos. Os vereadores favoráveis que quiseram justificar o voto pela urgência disseram que estavam votando em consideração ao vereador que propôs, Cícero Martins (PSL).

O vereador Cícero Martins recebeu críticas de vereadores de esquerda, mas relembrou que os ex-presidentes Lula e Dilma tiveram honrarias aprovadas. Ele citou a formação de Eduardo e disse que ele poderá ajudar o estado. “É um policial federal, formado em direito, fala três línguas e provavelmente será embaixador do Brasil, além de ser filho do presidente Bolsonaro”, justificou, alegando ainda que Eduardo pediu que o Governo destinasse recursos para o Estado. “O que vejo é empenho e luta do presidente destinando mais recursos para ajudar o estado”, pontuou.

Já os vereadores que votaram contra o título alegaram que não vêem nenhuma contribuição do deputado paulista que justifique a concessão da homenagem. O vereador Fernando Lucena (PT) pediu votação nominal justificativas do que Eduardo teria feito por Natal e pelo Estado. “O título deve ser dado a quem tenha prestado grandes serviços de relevância a cidade de Natal. Não vamos banalizar e nem vulgarizar o título de cidadão, minha gente. É uma vergonha conceder esse título a quem não fez nada por Natal, nem por lugar nenhum”, disse ao Plenário.

Entre os presentes, a vereadora Júlia Arruda (PDT) e o vereador Raniere Barbosa (Avante) se abstiveram de votar, Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PSOL) foram contrários, Divaneide Basílio (PT) e Luiz Almir (Avante) justificaram ausência, Kleber Fernandes (PDT) e Sueldo Medeiros (PHS) estavam ausentes e o restante aprovou o decreto para tornar Eduardo Bolsonaro Cidadão Natalense. Cícero criticou os que se abstiveram ou se ausentaram e disse que vai justificar a Eduardo Bolsonaro e poderá entregar a outorga a ele em outra ocasião. A matéria segue para tramitação normal na Casa.