O evento acontecerá no Centro Pastoral com transmissão ao vivo da TV Assembleia — Foto: Divulgação/Assessoria

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O deputado Vivaldo Costa (PSD) tem sido um defensor do assunto, debatendo a temática, chamando a atenção do Governo do Estado para implantar e fortalecer políticas públicas em defesa do bem-estar e saúde mental.

Neste contexto, a cidade de São José do Seridó receberá nesta sexta-feira (6), audiência pública, de iniciativa do parlamentar, realizada pela Assembleia Legislativa. O evento acontecerá no Centro Pastoral, a partir das 17 horas, com transmissão ao vivo da TV Assembleia e lançará oficialmente a Campanha Setembro Amarelo.

Vivaldo já realizou outras audiências com foco na Prevenção ao Suicídio, ouvindo especialistas, representantes do governo e pacientes em recuperação no tratamento da depressão. Natal e Caicó já receberam a caravana, agora será a vez de São José do Seridó. O tema do encontro será, “A vida fala mais alto: os desafios de como enfrentar o suicídio”.

“Estamos empenhados nesta luta. Nosso Seridó tem um alto número de casos de suicídio. Isso nos assusta e precisamos ajudar. O assunto é um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. É por isso que estamos propondo este debate amplo para só assim levar um real diagnóstico ao Governo do Estado”, contou Vivaldo.

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.