MST realiza menos ocupações de terra após início do governo Bolsonaro

MST afirma que não quer colocar famílias em 'risco' — Foto: Sérgio Lima/Poder360/Drive.

Por Poder 360 — O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou 8 ocupações de terras no 1º semestre de 2019. Em todo o ano passado, foram 25 áreas.

Alexandre Conceição, integrante da direção nacional do MST, afirmou ao Poder360 que o movimento teme pela segurança das famílias. Disse que “tudo” que o governo de Jair Bolsonaro quer é “massacrar os trabalhadores”.

Bolsonaro falou sobre a redução das “invasões” do MST na 3ª feira (20.ago.2019), na portaria do Palácio da Alvorada. Listou as medidas tomadas desde a posse: “Cortar gasolina dos caras, tirar dinheiro de ONGs, cortar militante que está incrustado em toda administração, sem exceção”.

O movimento nega falta de recursos. Diz que as ocupações são feitas de “maneira colaborativa” e que as famílias se ajudam em todos os processos.

Atualmente, há pelo menos 80.000 famílias ligadas ao movimento aguardando regularização de acampamentos.

Bolsonaro ainda comparou o MST ao grupo terrorista Hezbollah. “São grupos terroristas, como o MST, para mim, também é grupo terrorista. Os caras levam o terror no campo aqui. Queimam propriedades. Desestimula o homem do campo a produzir. É no Brasil todo, essa praga do MST”, afirmou.

MENOS ASSENTAMENTOS

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) assentou apenas 1.374 famílias no 1º semestre de 2019. Durante todo o ano passado, 8.872 famílias foram regularizadas em unidades agrícolas.

Conceição criticou a atuação do órgão durante a gestão Bolsonaro. Afirmou que o Incra atua “sob paralisia”.