Vivaldo Costa demonstra preocupação com retorno de casos de sarampo no Brasil

O deputado destacou a importância da informação para prevenir a disseminação de alguns casos — Foto: Eduardo Maia

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) demonstrou preocupação com a ameaça de retorno do sarampo. O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava há um ano sem registro de casos do vírus, mas a confirmação de um caso em Natal ameaça esse título.

“Eu assinei muitos atestados de óbito ao longo da minha carreira de médico e a causa de morte eram doenças infectocontagiosas. Em sua maioria crianças pobres eram a maioria das vítimas. Por isso, quem tem sensibilidade com o povo está preocupado com esse quadro atual”, disse Vivaldo Costa em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (21).

O deputado destacou a importância da informação para prevenir a disseminação de alguns casos. “Às vezes basta uma palavra. Por isso gostaria de alertar a população do RN e destacar a medida sensata do Ministro da Saúde que permite a vacinação de crianças a partir dos seis meses de idade”, informou.

O deputado destacou a importância da informação para prevenir a disseminação de alguns casos — Foto: Eduardo Maia

Em aparte, o deputado e também médico Dr. Bernando (Avante), falou sobre a importância da assistência médica. “Lembro de ouvir os sinos da igreja tocar a cada criança que falecia. Diziam que eram anjos, mas na verdade eram vítimas de doenças infectocontagiosas. Isso mudou quando a atenção básica foi implantada. Por isso não podemos retroceder no tempo e deixar os sinos voltarem a tocar”, finalizou.