Homem armado faz reféns em ônibus na Ponte Rio-Niterói

Ainda não há confirmação oficial da polícia se o sequestro foi encerrado — Imagem: Reprodução/TV Globo

Marcela Lemos
Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

Um homem armado que sequestrou um ônibus com passageiros teria sido baleado ao deixar o veículo na manhã de hoje na Ponte Rio-Niterói, sentido Rio de Janeiro. Imagens exibidas pelas TVs mostraram o rapaz descendo do ônibus para atirar um objeto. Em seguida, são ouvidos barulhos de tiros e o homem cai ao lado do veículo. Ainda não há confirmação oficial da polícia se o sequestro foi encerrado. Uma maca foi levada para atender o suspeito.

Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que 16 pessoas ainda estariam dentro do veículo, que está parado na pista desde as 6h (de Brasília) aproximadamente, no momento em que o suspeito teria sido atingido por disparos.

Seis reféns já foram liberados. Ainda não se sabe as motivações do homem, que tem em seu poder uma pistola 38, um taser, uma faca e um galão de gasolina, de acordo com a PRF.

O Batalhão de Operação Policiais Especiais (BOPE) chegou ao local por volta das 7h (de Brasília) e assumiu o comando das negociações atendendo a uma exigência do sequestrador. As conversas haviam sido iniciadas pela PRF. Segundo a “TV Globo”, o homem pediu para que a polícia providenciasse o afastamento da imprensa pois não quer ser filmado.

No Twitter, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou pela manhã que estava “atuando na Ponte Rio-Niterói, pista sentido Rio, em apoio à Polícia Rodoviária Federal, para uma ocorrência com tomada de reféns em um ônibus”. O ônibus é da Viação Galo Branco e faz parte da linha 2520, que sai do Jardim Alcântara, em São Gonçalo, em direção ao Estácio, na região Central do Rio.

Imagens da TV Globo mostraram seis reféns – quatro mulheres e dois homens – sendo liberados e recebendo atendimento médico. Uma mulher desmaiou ao sair do ônibus. A porta-voz da PRF, Sheila Sena, disse que “cerca de 18 pessoas’ ainda estavam dentro do veículo por volta das 7h30 (de Brasília), quando quatro reféns já haviam sido liberados. Todos ainda estão no local em uma ambulância.

Imagem: Reprodução/TV Globo

Em outra imagem, o homem surge na porta do ônibus arremessando um objeto com fogo para fora. Por conta da presença do galão de gasolina em seu poder, a polícia posicionou extintores ao lado do veículo em caso de necessidade.

Imagem: Reprodução/TV Globo

O porta-voz da PM do Rio de Janeiro, Mauro Fliess, disse que há indícios de que a ação foi premeditada. Ele ainda informou ao UOL que há relatos que o homem teria se identificado como policial militar, mas que está informação só poderá ser verificada após o fim da ocorrência.