Ampliação de adutora no Agreste será tema de audiência pública proposta por Kleber Rodrigues

O evento tem como finalidade sensibilizar o Governo do Estado para que realize estudos e debates — Foto: Eduardo Maia

Em busca de soluções para reduzir a falta de recursos hídricos na Região Agreste do Estado, a Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública, por proposição do deputado Kleber Rodrigues (Avante), nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, as 10 horas, na Câmara Municipal de Nova Cruz.

O evento tem como finalidade sensibilizar o Governo do Estado para que realize estudos e debates que visem soluções viáveis acerca da necessidade da ampliação da adutora da Região Agreste. De acordo com o propositor da audiência, apesar das ações governamentais conseguirem manter o atendimento básico para a população, é preciso consolidar a infraestrutura física de gestão para que seja assegurado o acesso a água de qualidade.

“A elevada demanda de recursos hídricos vem exigindo dos sistemas de gerenciamento mais eficiência e respostas rápidas, especialmente em localidades com alta variabilidade e escassez hídrica. Dentro de um cenário de baixa disponibilidade de recursos hídricos, o Rio Grande do Norte precisa buscar constantemente soluções para mitigar dificuldades relacionadas a captação e distribuição de água”, justificou Kleber Rodrigues.

Considerando que as ações do Estado relacionadas a abastecimento d’água têm se concentrado na construção de barragens, adutoras, perfuração de poços e instalação de dessalinizadores como forma de minimizar os efeitos da seca, uma das questões a serem apresentadas na audiência será a implantação de um sistema adutor integrado nos municípios de Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz, Santo Antônio e Serrinha.