EUA formalizam aval para indicação de Eduardo Bolsonaro a embaixada

A Informação confirmada pelo Itamaraty; Nome deve ser apreciado pelo Senado — Foto: SérgioLima/Poder360.

Por Poder 360 — O Ministério das Relações Exteriores informou nesta 6ª feira (9.ago.2019) que os Estados Unidos concedeu o agrément ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil em Washington (D.C).

Agrément é o nome dado ao consentimento de 1 Estado para que determinado diplomata estrangeiro seja nomeado para função em seu território.

O presidente Jair Bolsonaro deve fazer a indicação formal do filho 03 para na próxima semana. A indicação tem que ser publicada no Diário Oficial da União.

O nome de Eduardo deve ser apresentado à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Depois, será submetido a uma sabatina na Comissão. Em votação secreta, os senadores decidirão se o deputado é ou não apto ao cargo.

Em caso de maioria favorável, o nome segue para o plenário da Casa. A votação é secreta e por maioria simples.

Eis a íntegra da nota do Itamaraty:

“O Ministério das Relações Exteriores tem a satisfação de informar que o governo dos Estados Unidos concedeu agrément a Eduardo Bolsonaro como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país. De acordo com a Constituição brasileira, essa designação ainda deverá ser submetida à apreciação do Senado Federal”.