PF e Exército realizam operação no RN e outros estados para prender suspeitos de contrabando

Relógios e jóias apreendidos durante operação Teçá — Foto: PF/Divulgação.

Por G1 — A Polícia Federal (PF) faz nesta quinta-feira (8), em Mato Grosso do Sul, no Paraná e no Rio Grande do Norte, operação para prender 40 suspeitos de contrabandear cigarros do Paraguai para o Brasil. A ação conta com apoio do Exército Brasileiro e da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal.

A operação Teçá também tem por objetivo cumprir 33 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Naviraí. Já foram apreendidos veículos, jóias, relógios e dinheiro.

Conforme a PF, a quadrilha cooptou um policial, que está entre os alvos, e atuava com apoio de diversas pessoas que cuidavam a movimentação das forças de segurança nas rodovias. O grupo tinha significativa capacidade logística e a partir de Mato Grosso do Sul, distribuía o cigarro contrabandeado para outros estados.

A investigação que resultou na operação começou em 2018. De lá para cá foram apreendidos pelas polícias 155 veículos com cigarros contrabandeados e 75 pessoas foram presas. Ao todo, veículos e mercadorias apreendidas somam R$ 144 milhões.

Dentre as ocorrências destaca-se uma ocorrida em 15 de junho de 2018, em Ivinhema. Na ocasião, foram apreendidas 11 carretas carregadas de cigarros e presos 9 motoristas, um prejuízo de R$ 10 milhões ao grupo.

Os mandados são cumpridos em Eldorado (MS), Mundo Novo (MS), Japorã (MS), Amambai (MS), Iguatemi (MS), São Gabriel do Oeste (MS), Rio Brilhante (MS), Maringá (PR), Umuarama (PR) e Mossoró (RN).

O nome da operação, Teçá, faz referência a ‘estado de atenção, vigilância’, no idioma guarani, em razão da grande rede de olheiros, mateiros e batedores utilizados pelas quadrilhas, as quais monitoravam diuturnamente as atividades dos órgãos de fiscalização.