João Maia esteve presente em todas as sessões deliberativas na Câmara dos Deputados

Levantamento foi realizado pelo Congresso em Foco em parceria com o Instituto OPS — Foto: Divulgação/Assessoria

Do Congresso em Foco — Além de levar 243 novatos para a Câmara dos Deputados, o discurso de renovação política que pairou sobre as últimas eleições ajudou a aumentar a presença dos parlamentares na Casa.

Levantamento realizado pelo Congresso em Foco em parceria com o Instituto OPS explica que 54 dos 513 deputados registraram presença em todas as sessões deliberativas realizadas no plenário no primeiro semestre deste ano.

O número representa 10,5% dos eleitos e é maior que o registrado no início da legislatura anterior, quando 44 deputados não levaram falta nos seis primeiros meses do mandato, em 2015.

Segundo a Câmara dos Deputados, os deputados teriam que registrar presença em 86 sessões deliberativas, realizadas ao longo de 59 dos 166 dias do primeiro semestre parlamentar. E 54 parlamentares cumpriram essa obrigação, além de um suplente que participou das 84 sessões realizadas depois que assumiu uma cadeira na Casa – Ted Conti (PSB-ES).

São deputados filiados a 18 partidos diferentes que deixam clara a renovação do plenário: 29 dos 54 parlamentares que registraram 100% de assiduidade estão no primeiro mandato.

Bancada potiguar

Do Rio Grande do Norte, apenas dois parlamentares estão na lista de presença em todas as sessões deliberativas realizadas no plenário. São eles: o deputado federal João Maia (PL) e o deputado federal Walter Alves (MDB).