Quadrilha rouba em Cumbica 720 kg de ouro estimado em R$ 123 milhões

Ninguém ficou ferido e os criminosos estão sendo procurados pela polícia — Foto: © Pixabay

Uma quadrilha roubou na tarde desta quinta-feira, 25, uma carga milionária de ouro de dentro do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde ocorreria o embarque do material em uma aeronave. Os ladrões usaram veículos clonados com identificação da Polícia Federal para entrar no local e realizar o roubo, cujo prejuízo foi estimado em R$ 123 milhões. Ninguém ficou ferido e os criminosos estão sendo procurados pela polícia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, para executar o roubo, os ladrões sequestraram parentes de um funcionário da transportadora Brinks que teria informações privilegiadas sobre o funcionamento do local e o embarque da carga. O sequestro teria acontecido na noite desta quarta-feira, 24, e se estendido até esta quinta. Isso teria facilitado a ação criminosa, que foi executada com agilidade no início da tarde, às 14h20.

Duas viaturas clonadas foram encontradas abandonadas na zona leste da capital, em um terreno na Rua Papiro do Egito. Os investigadores acreditam que o grupo tenha trocado os veículos ao menos duas vezes para dificultar a localização pela polícia. Veículos suspeitos foram vistos circulando em alta velocidade na cidade de Guararema, na região metropolitana de São Paulo.

A PRF estima em 720 quilos a quantidade de ouro levada do local. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, é o responsável pela investigação e deve ouvir ainda nesta noite as vítimas do sequestro, assim como os funcionários que trabalhavam no momento do crime.

A polícia acredita que ao menos oito pessoas tenham se envolvido diretamente no roubo. Os criminosos portavam fuzis, pistolas e carabinas. O transporte de ouro é considerado rotina da transportadora no aeroporto.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reuniu a cúpula da Secretaria da Segurança e disse que a inteligência das polícias atua em conjunto com a Polícia Federal na investigação do caso. “Toda a inteligência da polícia de São Paulo (está) atuando em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça no encalço dos bandidos que fizeram este roubo na tarde de hoje.”

Imagens mostram momento em que quadrilha rouba carga de ouro no aeroporto

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que uma das caminhonetes com identificação da Polícia Federal chega ao local onde o produto estava sendo manuseado. Descem do veículo cinco pessoas, sendo quatro homens com roupas pretas, encapuzados e portando armas e um que aparenta ser um funcionário do local.

Em pouco mais de dois minutos, os criminosos orientam outros funcionários a por o material na carroceria do veículo e para isso eles usam uma empilhadeira. Sacolas também são jogadas na área de carga da caminhonete.

Seis funcionários com coletes refletivos são coagidos a auxiliar a quadrilha e não esboçam reação, seguindo as ordens dos criminosos. As imagens não mostram se alguma equipe de segurança acompanhava o trabalho na área que foi invadida. Os criminosos ainda encontram alguma dificuldade para encaixar o material no veículo, mas em pouco tempo manobram e saem pelo mesmo lugar de onde haviam vindo.

A GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, disse não ter poder de polícia para investigar, repreender, reagir ou prender criminosos. “Essas tarefas são de responsabilidade exclusiva das autoridades policiais que atuam no aeroporto, que contam com toda a estrutura de apoio oferecida por GRU Airport”, informou em nota.

ESTADÃO CONTEÚDO