O evento reuniu gestores representantes de 14 municípios — Foto: Anderson Santos.

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), está realizando, de 23 a 24 de julho, a oficina “Elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social”. O evento, que reuniu cerca de 30 participantes na Escola de Governo, tem como objetivo principal prestar assessoria para que os municípios, que não possuem Plano, possam elaborá-los. A oficina faz parte das ações da Gestão Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a manhã, os convidados participaram da aula dialogal e expositiva, por meio da qual puderam endossar críticas, sugestões e apresentar a atuação dos aparelhos nos diferentes territórios que compõem a Rede Socioassistencial do Rio Grande do Norte. A partir dessa triagem, foram levantadas soluções de melhorias no planejamento em diálogo com a literatura especializada e com a prática dos profissionais que, na ponta, lidam com as necessidades dos usuários.

Para Maria Erenir, secretária de Assistência Social do município de Maxaranguape, a oficina vem para enriquecer o olhar sobre as dificuldades do seu município, sendo uma boa oportunidade de aprimorar o planejamento estratégico. “Eu estou na Assistência há dois anos e meio. Muita coisa é nova para mim. Enquanto secretária, contratei uma assessoria, pois nosso plano estava vencido. Essa capacitação é muito rica e deve ser expandida para os técnicos em geral. Saio daqui com um outro olhar. Aprendi, hoje, que se trata de um plano de ação e não mais um plano que fica na gaveta”, disse.

Um dos objetivos da Gestão do SUAS é expandir, em um segundo momento, as discussões para todos os municípios do Estado, com o intuito de aprimorar e democratizar os planos municipais de Assistência Social. Carlos André, coordenador da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, explicou que a Sethas trabalha para garantir a maior pluralidade na construção dos materiais e avaliou como positivo o primeiro dia do curso.

Ao todo, o evento reuniu gestores representantes de 14 municípios: Taipu, Boa Saúde, Extremoz, Guamaré, São Bento do Norte, Macaíba, Rio do Fogo, Bom Jesus, Touros, Encanto, Maxaranguape, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Santana do Seridó.