Rio Grande do Norte tem chuvas 31,8% abaixo da média histórica em junho

A análise pluviométrica feita pela EMPARN foi divulgada nesta quarta-feira, dia 24 de julho — Foto: José Aldenir / Agora RN

As chuvas do mês de junho ficaram abaixo do esperado no Rio Grande do Norte. O estado registrou chuvas 31,8% abaixo da média histórica. A análise pluviométrica feita pela EMPARN foi divulgada nesta quarta-feira, dia 24 de julho.

A análise revelou a predominância de valores de chuva acumulada acima de 50 mm apenas nas regiões Agreste e Leste.

“A irregularidade da chuva ocorrida na Região Agreste comprometeu de forma definitiva na recarga hídrica dos mananciais da região, pois é o segundo ano consecutivo em que as chuvas ficaram abaixo do normal para o mês de junho. No caso da Região Leste, as poucas chuvas que ocorreram não favoreceram a recarga efetiva da Lagoa do Bonfim, principal fonte de abastecimento de água para vários município do Agreste”, destacou o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.

A expectativa da EMPARN era de que, devido a influência da região oceânica, as chuvas continuassem a ocorrer nas mesorregiões Leste e Agreste do RN, já que climatologicamente, no mês de junho, chove pouco no interior do estado. “Neste ano observou-se uma redução na chuva de modo generalizado, tanto no interior do RN como na faixa leste, apresentando valores abaixo do esperado”, disse Bristot.

Do G1 RN