Solenidade marca o início dos cursos de espanhol realizados em parceria pelo IFRN e SETUR

O evento aconteceu no Campus Central do IFRN — Foto: Assessoria.

Na noite de ontem (18), foi realizada a solenidade de abertura do curso “Conoce Español”, o primeiro de uma série de formações, que serão realizadas por meio de parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisa de Espanhol como Língua Estrangeira (NUPELE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), com apoio da Associação Brasileira das Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN). O evento aconteceu no Campus Central do IFRN.

Compuseram a mesa principal o secretário de Educação, Getúlio Marques Ferreira, representando a governadora Fátima Bezerra; a subsecretária de Turismo, Solange Portela; e o presidente da ABIH-RN, José Odécio. Além dos anfitriões, o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; o diretor geral do Campus Central, Arnóbio Araújo, e a coordenadora do NUPELE, Maria Velasco, que recepcionaram os alunos e representantes do Governo.

Em seu discurso de abertura, o reitor Wylys Farkatt falou sobre a alegria de cada vez mais poder ampliar as perspectivas na formação de pessoas. “Tenho certeza de que este projeto será lotado de pleno êxito e de que ele é apenas a ponta do iceberg, porque ainda vamos realizar vários projetos em parceria com o Governo do Estado, que tem se mostrado aberto, disponível e propositivo em relação a ações dessa natureza”, comemorou.

O secretário de educação e ex-professor do IFRN, Getúlio Marques, respondeu prontamente ao reitor, afirmando que “o Governo do Estado está à disposição para auxiliar no que for preciso para dar continuidade a esse excelente projeto”. Além disso, comemorou o fato de está voltando ao instituto. “Fico muito feliz por está voltando a minha casa para celebrar um curso tão importante para o turismo do RN”, completou.

A subsecretária de Turismo, Solange Portela, direcionou os cumprimentos aos alunos que aceitaram o desafio. “Parabenizo os alunos que estão aqui, pois conheço as dificuldades de trabalhar o dia inteiro e vir se dedicar ao estudo no turno da noite”. A subsecretária também enfatizou a importância do idioma para o turismo local. “Falar o idioma espanhol é imprescindível para atender bem o turista que nos visita, pois o maior fluxo dos viajantes internacionais que chegam ao estados é oriundos da América do Sul”, concluiu.

A ABIH-RN, parceira constante nas ações de promoção desenvolvidas pela SETUR e EMPROTUR, ressaltou a importância da qualificação para o setor. “Somos parceiros do estado em diversas ações de divulgação e não podemos deixar de apoiar quando se trata de capacitação, porque acreditamos que a mão de obra qualificada é a forma que temos de avançar com o turismo no estado.  Não existe desemprego no turismo, falta mão de obra qualificada. É de extrema importância ações como essa de integração entre escola, Secretaria e iniciativa privada, para promover a inclusão através do emprego e formação” enfatizou o presidente da Associação, José Odécio.