Vivaldo Costa pede restauração do Casarão do Barão de Serra Branca em São Rafael

O pedido foi protocolado e encaminhado ao diretor geral da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano — Foto: Eduardo Maia

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) encaminhou requerimento ao Governo do Estado pedindo a restauração do Casarão do Barão de Serra Branca, em São Rafael, na região do Vale do Açu.

O pedido foi protocolado e encaminhado ao diretor geral da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano. A casa do Barão e da Baronesa de Serra Branca é um marco do passado potiguar, a falta de manutenção tem provocado muitos riscos de toda história virar ruína.

O casarão foi tombado pela Fundação José Augusto (FJA) em 2007 e é o último elo visível que liga a “Atlântida do Sertão” ao seu passado, uma vez que a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição desmoronou no ano de 2010.

“Como é de conhecimento de muitos, o Casarão é um dos últimos monumentos da história do município de São Rafael, ou seja, é parte integrante da história do Estado do Rio Grande do Norte. A restauração desse marco histórico é de grande valia. Além disso, faz-se necessário a criação de programas sociais para atrair turistas e resgatar a história do Barão e da Baronesa de Serra Branca, através da construção de um museu com todos os detalhes dessa época que marcou a região”, contou Vivaldo.