Assembleia realiza ação de conscientização sobre Câncer de Cabeça e Pescoço

O objetivo do evento, promovido pelo Setor de Saúde e Bem Estar, junto com a Diretoria de Políticas Complementares e a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), foi conscientizar os participantes sobre os riscos, fatores causadores e tratamento da doença — Foto: Eduardo Maia.

A manhã desta quinta-feira (11) foi reservada para os servidores da Assembleia Legislativa e sociedade participarem de uma ação de conscientização sobre o combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, dentro da programação do “Julho Verde”. O objetivo do evento, promovido pelo Setor de Saúde e Bem Estar, junto com a Diretoria de Políticas Complementares e a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), foi conscientizar os participantes sobre os riscos, fatores causadores e tratamento da doença.

De acordo com a chefe do setor de saúde da Casa, Geane Augusto, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. “Essa é uma ação que visa principalmente chamar a atenção para esse problema que cresce a cada dia”, disse. Ela explicou que a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença. “Para isso promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer”, completou.

A deputada Cristiane Dantas foi a propositora do projeto de lei nº 10.132 de 2016, que dispõe sobre a inclusão, no calendário oficial do RN, do mês de Julho como o mês de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e institui a campanha “Julho Verde”, estabelecendo o dia 27 de julho como Dia Estadual de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço.

De acordo com a médica da Divisão de Políticas Complementares de Saúde e Bem-Estar da Assembleia, Almira Dantas, as estimativas do INCA posicionam o câncer de cabeça e pescoço como o segundo tipo de tumor maligno mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata.

“O câncer da tireoide, três vezes mais frequente entre mulheres, é apontado como o mais comum da região da cabeça e pescoço. Na maioria dos casos tem muita relação com tabagismo e abuso de álcool, que são situações frequentes na população”, explicou.

O câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço.

Segundo Almira, uma ação como a do “Julho Verde” tem como objetivo disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer, pois, quando diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%.

“O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica — que muitas vezes pode ser realizada por um médico ou dentista. Esperamos com a ação que mais pessoas procurem assistência e possam descobrir e tratar precocemente”, explicou a médica.

Durante o evento foram realizadas palestras com os seguintes temas: Câncer de Cabeça e Pescoço: Desafios do diagnóstico ao tratamento; Aspectos Psicológicos do paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço; Câncer de Boca: do diagnóstico à reabilitação; Reabilitação fonoaudiológica do paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço e Aspectos Sociais.