Diretoria Legislativa conhece Processo Legislativo Eletrônico do Congresso

Objetivo é compartilhar experiências e boas práticas da Câmara dos Deputados — Foto: Assessoria de Comunicação

Servidores da Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão em Brasília para participar de uma visita técnica, nos dias 1 e 2 de julho, com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas da Câmara dos Deputados com a equipe responsável por implantar o Processo Legislativo Eletrônico no âmbito da Assembleia Legislativa potiguar.

A comitiva é coordenada pela chefe de gabinete da Diretoria Legislativa, Sâmya Bastos, que avalia que a visita técnica contribuirá para a segurança, eficiência e compreensão do Processo Legislativo Eletrônico na Assembleia do RN, pois o Congresso Nacional já utiliza esse modelo há algum tempo.

“Além do Processo Legislativo, iremos também conhecer o funcionamento da Consultoria Legislativa e o modelo de avaliação da produção legislativa estudados por consultores do Senado Federal no intuito de aperfeiçoar o trabalho desempenhado pela Diretoria Legislativa e consequentemente pela gestão do presidente Ezequiel”, afirma Sâmya.

A implantação do Processo Legislativo Eletrônico visa gerar economia financeira por não utilizar papel, aumentar a transparência, gerar celeridade no processo e eficiência, ampliando significativamente o acesso da sociedade a informações. A carreira de consultor, inclusive, foi criada no âmbito da Assembleia Legislativa e deve ser preenchida por novos servidores nos próximos anos.

A troca de experiências abrange as áreas de Assessoria de Projetos e Gestão, Departamento de Comissões, Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação e Secretaria-Geral da Mesa (SGM). A Diretoria Legislativa da Assembleia tem como titular a procuradora da Casa Tatiana Mendes Cunha.