Anna Ruth Dantas recebe cidadania natalense na Câmara Municipal

Solenidade contou com a presença de personalidades da imprensa, familiares e amigos — Foto: Verônica Macedo

Jornalista com reconhecida atuação na capital potiguar, Anna Ruth Dantas de Sales Ferreira Lima foi agraciada durante uma sessão solene da Câmara Municipal de Natal, nesta quinta-feira (23), com o Título de Cidadão Natalense, conforme proposição do vereador Raniere Barbosa (Avante). A solenidade contou com a presença de personalidades da imprensa, de diversos veículos de comunicação, além de familiares e amigos da homenageada.

Anna Ruth Dantas Lima é seridoense, nascida em Caicó, filha de Valdir de Souza Sales e de dona Rita Dantas, casada com o médico Marcos Antônio Ferreira Lima. Começou a enfrentar a vida muito cedo, cumprindo uma saga de muitos adolescentes do interior, que precisam deixar o aconchego do lar e partir para a capital em busca dos estudos.

Em seu discurso, o vereador Raniere Barbosa destacou a credibilidade que a jornalista conquistou ao longo de 20 anos de atuação no Rio Grande de Norte. “Isso é o que a credencia para receber hoje esta honraria. Sua cidadania natalense foi aprovada por unanimidade nesta Casa, sendo um dos títulos mais elogiados em plenário, com a subscrição de vários parlamentares”, pontuou.

“Trata-se de privilégio para Anna Ruth, mas também é um presente para Natal ter essa grande mulher como filha. Portanto, receba, minha amiga, o abraço caloroso desta terra ensolarada e hospitaleira, mãe de grandes nomes do jornalismo, agora mais orgulhosa do que nunca de sua mais nova cidadã”, acrescentou.

Por sua vez, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, disse que parlamento municipal faz justiça com a homenagem. “Se as características gerais de um jornalista íntegro são curiosidade intelectual, poder de análise, texto bem construído e, sobretudo, absoluto respeito aos princípios éticos, Anna Ruth tem esse perfil profissional”.

O deputado federal Benes Leocádio citou o trabalho da jornalista como um exemplo de respeito à fonte e à ética. “Natal ganha nesta noite uma filha honrada, que merece o reconhecimento por transmitir conhecimento com profissionalismo. Em tempo: parabéns ao vereador Raniere Barbosa pela iniciativa”.

“Sem dúvida é uma imensa alegria para todos nós que somos amigos da Anna prestigiar a concessão de um título tão importante. Ela que chegou aqui pra estudar, fazer faculdade, e acabou criando um vínculo com os natalenses quando ingressou na comunicação e começou a escrever sobre o dia a dia do município. Todas as manifestações de carinho que ela recebeu aqui foram muito justas”, afirmou a jornalista Virgínia Coelli.

Anna Ruth Dantas, bastante emocionada, falou que a distinção concedida pela Câmara constitui um momento especial. “Aproveito para agradecer a todas as pessoas que fazem parte da minha trajetória e a essa Casa Legislativa que hoje me proporciona uma noite que guardarei para sempre na memória”, declarou ela. “O Jornalismo me proporcionou conhecer a história dessa cidade e de sua gente. E agora eu sou de fato e de direito cidadã natalense”, comemorou.