Novas publicações do Instituto Histórico do RN são apresentadas ao presidente da Assembleia

Dentre os assuntos abordados, o dirigente destacou as iniciativas em andamento e as novas publicações — Foto: João Gilberto

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (22) visita de cortesia do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Ormuz Simonetti. Dentre os assuntos abordados, o dirigente destacou as iniciativas em andamento e as novas publicações lançadas pelo IHGRN.

“O Instituto Histórico e Geográfico do RN é o guardião da memória do nosso Estado. Carrega consigo a nobre e árdua missão de preservar a história e a cultura da nossa terra e do nosso povo. Por isso, tem na Casa Legislativa um parceiro permanente no resguardo da memória potiguar”, disse Ezequiel.

Na oportunidade da visita, Ormuz Simonetti entregou ao presidente da Assembleia um exemplar da publicação ‘Institutos Históricos e Geográficos do Brasil’, trabalho considerado por ele como de suma importância da história de cada um dos institutos do País.

“Outro marco importante de registro é que, com a publicação deste livro, retomamos, para além da publicação regular da nossa revista, às publicações bibliográficas de importância para o Estado e para o Brasil”, avalia.

Além da publicação, também foram entregues exemplares da Revista do IHGRN e um encarte que registra a fundação da instituição e a atuação de seus fundadores. “Os documentos são resultado do nosso papel de promover o conhecimento, a história e a cultura, objetivos do novo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte”, afirma Simonetti.

A chefe de gabinete da presidência da Assembleia, Larissa Rosado, e o historiador Augusto Maranhão também participaram da reunião.

Convênio

Por meio de convênio firmado junto ao IGHRN, a Assembleia Legislativa vem contribuindo para que a instituição possa digitalizar parte do seu acervo, que com isso poderá ser acessado por estudantes, pesquisadores e pelo público em geral.