Dicas: Como saber se os Discos de travão do carro estão em condições

Os especialistas do setor aconselham a sua troca a cada 80 mil quilômetros — Foto: © Reprodução

Não está definido um período de tempo ou um intervalo de quilometragem recomendado para a substituição do discos dos travões dos automóveis. Contudo, em condições ditas normais de utilização, os especialistas do setor aconselham a sua troca a cada 80 mil quilômetros.

Segundo o site Volantesic, a generalidade dos fabricantes de automóveis considera que os discos dos travões deixam de garantir eficácia quando perdem cerca de 20 por cento da sua espessura original. A partir de uma certa medida (que deve constar no manual do veículo), passam a comprometer a segurança.

O ideal é nunca deixar que os travões do seu automóvel cheguem a esse patamar de desgaste. Como? Monitorizando. Os especialistas recomendam uma verificação simples a todo o sistema de travagem pelo menos duas vezes por ano ou, no máximo, a cada 20 mil quilômetros – isto se o seu estilo de condução for mais para o tipo pacato. Se, pelo contrário, pratica uma condução mais desportiva ou tem um ritmo de vida mais apressado na lufa-lufa da cidade, então deve inspecionar os discos com maior frequência.

Como ver se necessita de mudar os discos dos travões?

Um disco de travão em perfeitas condições apresenta uma superfície brilhante. Aspeto que se vai perdendo quando o automóvel está parado muito tempo. Mas, mais importante é perceber se existem pequenas rachas ou fissuras na superfície, pois, aparentemente pequenos, estes danos podem originar a quebra do disco, com consequências terríveis para a segurança.

Também é possível que os discos de travão deformem por sobreaquecimento, sendo provável neste caso, que apresentem uma mudança de cor, embora nestes casos mais graves a anomalia já se torna bem evidente na condução. Se sentir uma vibração do pedal ao efetuar uma travagem a velocidades elevadas, a causa mais provável é os discos estarem empenados é necessária uma substituição urgente. Se você precisa realizar a troca do disco de travão, conte com o site: www.autopecasstore.pt. O site oferece as melhores marcas do mercado, com toda variedade de produtos de qualidade para o seu carro.