Empresários recebem a governadora e condecoram policiais ‘amigos do comércio’

Fátima recebeu do presidente da FCDL um documento com as reivindicações assinadas pelas 23 CDLs do RN — Foto: Elisa Elsie

Convidada de honra do almoço-assembleia promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, realizado nesta sexta-feira (3) no Hotel Escola Barreira Roxa, a governadora Fátima Bezerra recebeu do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Afrânio Miranda, um documento com as reivindicações assinadas pelas 23 CDLs do Rio Grande do Norte. O segmento do comércio varejista solicita melhorias nas estradas, benefícios fiscais específicos para o setor, estímulo às compras governamentais a empresas do estado e mais segurança.

Na ocasião, a CDL homenageou policiais militares e civis com a primeira Medalha Policial Amigos do Comércio no intuito de valorizar os agentes de segurança que atuam nas ruas para garantir a integridade física dos consumidores, trabalhadores e empresários que atuam no comércio. Foram condecorados os policiais militares Nildo Raimundo de Paiva Júnior, Diogo David Peixoto Saraiva e Yule Borges Pires; e os civis Herts Câmara de Souza e Alisson Rego Viana. Estavam presentes o secretário estadual de Segurança, Francisco Araújo, o Comandante Geral da Polícia Militar, Alarico Azevedo, e a Delegada Geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.

O presidente da CDL Natal, Antônio Augusto Vaz, elogiou a iniciativa do Governo com relação ao programa Nota Potiguar, que visa aumentar a arrecadação com base no exercício da cidadania da população ao exigir a nota fiscal para ajudar a aumentar a arrecadação tributária, cuja parceria com os clubes potiguares de futebol foi oficializada no Auditório da Governadoria, no período da manhã. “Nós apoiamos este programa e apostamos em outros que possam beneficiar diretamente o nosso setor, como é o caso da proposta de redução do ICMS para compras pela internet, que nos dará condições de aumentar a competividade com estados vizinhos”, disse.

A governadora reiterou a importância da CDL e das demais entidades do segmento e destacou seu compromisso em “colocar o RN no trilho do desenvolvimento”, o que na sua opinião ainda vai levar um tempo, uma vez que “a casa estava muito desarrumada”, como ela gosta de dizer. “Nós realizamos a proeza de pagar o salário dentro do mês, que é o lógico, mas é um óbvio que não acontecia no Estado havia mais de dois anos. Além do transtorno que o atraso causa aos servidores, existe o impacto que isso causa ao comércio”, afirmou. Fátima falou que não tem sido fácil, “o descontrole era demais”, e confirmou que a perspectiva agora é pagar a folha de atrasados utilizando as parcelas mensais de royalties.

A diretora da CDL Jovem, Maria Luiza Fontes, falou do grave problema do desemprego entre os jovens e que o comércio não tem como absorver esse contingente, de modo que ela sugeriu à governadora um programa de incentivo ao empreendedorismo dentro das escolas. “Temos todo interesse em dispor de nosso quadro de consultores para dar palestras para estudantes”, informou.

Afrânio Miranda, da FCDL, sugeriu que o programa Nota Potiguar possa ser associado ao programa Compre Aqui, que valoriza as empresas potiguares. Fátima falou que é uma ideia a ser pensada e dispôs a equipe para essa negociação, que será feita através da Câmara Setorial do Comércio, um fórum de discussão criado recentemente através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Estavam presentes também, da equipe do Governo, os secretários Aldemir Freire (Planejamento), que fez uma breve fala sobre os planos de recuperação fiscal e econômica do estado, e Carlos Eduardo Xavier (Tributação).