Caminhada pela Conscientização do Autismo acontecerá no dia 7 de abril, saindo do Centro de Convenções de Natal — Foto: Ney Douglas / Arquivo

Dando continuidade às ações em torno da sua campanha “Autismo: Entenda o Ritmo de Cada Um”, lançada em outubro de 2018, a Assembleia Legislativa quer chamar novamente a atenção da sociedade para o tema. Desta vez, a Casa do Povo irá participar da VI Caminhada pela Conscientização do Autismo, que acontecerá no dia 7 de abril, próximo domingo, a partir das 15h30, saindo do Centro de Convenções de Natal.

O evento, que será aberto ao público, acontece em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), que tem o objetivo de difundir informações sobre o transtorno e reduzir o preconceito. Além disso, o valor total das vendas das camisas da caminhada será doado para a APAARN (Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RN), instituição que atua há 22 anos oferecendo atendimentos multidisciplinares com fonoaudiólogos, psicólogos, médico neurologista, dentre outros, sem fins lucrativos, aos autistas do RN.

De acordo com o cronograma de atividades, às 15h30 acontecerá a concentração e o alongamento dos participantes; às 16h está previsto o início da caminhada, saindo do Centro de Convenções de Natal, terminando às 18h; e haverá ainda sorteio de jogos educativos para as crianças e adolescentes.

Além de faixas e banners explicativos no local de concentração dos participantes, serão distribuídos panfletos informativos da Campanha do Legislativo Estadual sobre o transtorno.

Para Ricardo Fonseca, diretor de políticas complementares da Assembleia Legislativa, a iniciativa da Casa é de extrema importância, já que “mais uma vez o Legislativo Potiguar estará contribuindo para o esclarecimento da população quanto às características dos autistas, além de como se comunicar melhor e identificar peculiaridades”.

Ainda segundo o diretor, é importante lembrar que o autismo não tem cura, daí a importância do diagnóstico precoce, a fim de garantir uma melhor integração dos autistas na sociedade. “O principal objetivo da caminhada é conscientizar e mobilizar a sociedade, para se alcançar um relacionamento mais eficaz e efetivo com os portadores do autismo”, explicou.

A organização do evento é de responsabilidade do Núcleo de Integração Sensorial, em parceria com a APAARN e a Assembleia Legislativa, através da Diretoria de Políticas Complementares e da Divisão de Projetos Culturais e Socioculturais.

Campanha do Legislativo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu a campanha “Autismo: entenda o ritmo de cada um” que teve grande repercussão na sociedade. Segundo o parlamentar, “é necessário discutir não apenas o atendimento às pessoas com autismo, mas também o aumento no registro de casos e os esclarecimentos sobre o distúrbio. O atraso no diagnóstico prejudica o processo de aprendizagem e impede o desenvolvimento”.