Conselho de Medicina visita Walfredo Gurgel para averiguar falta de insumos

Ação acontece após o Agora RN mostrar, em reportagem que as análises foram suspensas no maior hospital do Estado — Foto: José Aldenir / Agora RN

Do portal Agora RN — O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) vai visitar nesta quinta-feira, dia 21, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para averiguar denúncias de desabastecimento de insumos e de suspensão de exames laboratoriais no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A ação acontece após o Agora RN mostrar, em reportagem veiculada nesta quarta-feira, 20, que as análises foram suspensas no maior hospital do Estado. Os problemas começaram no dia 5 de fevereiro, quando os servidores da Saúde iniciaram uma greve. Por questões de sigilo, o Conselho de Medicina não detalhou como será a vistoria na unidade hospitalar.

Na última quarta-feira, 20, deputado Nélter Queiroz (MDB) convidou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, a participar da próxima reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima quarta-feira, 27, para prestar esclarecimentos sobre o desabastecimento de insumos básicos no Hospital Walfredo Gurgel.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), as medicações padronizadas contam com processos de compra em andamento. Ocorrem apenas faltas pontuais decorrentes de imprevistos, como pregões eletrônicos desertos ou cancelamento de empenhos por fornecedores no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel por não serem padronizadas e, por isso, não possuem registro de preço vigente junto à secretaria.