Moradora de Barra de Santa Rosa na Paraíba foi aprovada no concorrido Curso de Medicina da UFRN — Foto: Marcos Dantas

Blog do Marcos Dantas — Quem esteve visitando Caicó nesta terça-feira (12) foi a paraibana Maria Fernanda. Com apenas 17 anos, a moradora de Barra de Santa Rosa no Estado da Paraíba foi aprovada no concorrido Curso de Medicina da UFRN, para estudar na Escola Multicampi do Seridó, a partir de Julho deste ano. (ASSISTIR REPORTAGEM ABAIXO)

Um de seus primeiros compromissos foi ter se reunido com diretores do Curso e conhecido as instalações da Faculdade. A direção garantiu dar todas as condições de acessibilidade para a nova aluna.

Fernanda também fez questão de visitar as instalações do Sistema Rural de Comunicação, onde concedeu entrevista para o Panorama 95 desta quarta-feira (13), contando um pouco da sua rotina de estudo, que teve que conciliar com os tratamentos de saúde que ela enfrenta a um bom tempo.

Apesar de ter tido um excelente desempenho na redação, com nota 920, no geral Maria Fernanda ficou com uma pontuação de 681, e foi beneficiada com a única vaga de cotas para portadores de necessidades especiais no curso.

Moradora de Barra de Santa Rosa na Paraíba foi aprovada no concorrido Curso de Medicina da UFRN — Foto: Marcos Dantas

Eu sou um pouco indecisa, meu desejo era fazer Direito, mas esperei sair a primeira nota de corte do Sisu para decidir. Vi o curso em Caicó, e fiquei ansiosa para saber se conseguia entrar, e quando saiu o resultado deu certo e fiquei muito feliz, com direito até a uma festinha surpresa da Família dos meus pais no dia do resultado final”, conta.

Mas, os desafios de Maria Fernanda começaram depois do anúncio do resultado. Com seu pai desempregado e a mãe tendo que cuidar dela, a única renda da Família tem sido um benefício social, que praticamente é usado para custear seu tratamento de saúde e os medicamentos.

Ao tomar conhecimento da história de superação de Maria Fernanda, o diretor da Agência de Desenvolvimento do Seridó, José Vanderli resolveu “entra em campo”, e com a ajuda de alguns amigos da Maçonaria, conseguiu viabilizar um apartamento para que ela e seus pais possam morar, por pelo menos seis meses e sem pagar aluguel, e uma promessa de emprego para o pai dela, em Caicó.

“Nosso irmão Humberto Oliveira (Beto Motoqueiro) disponibilizou um apartamento térreo no bairro Barra Nova, para que ela e seus pais possam residir, sem custo financeiro nenhum, por pelo menos seis meses. E seu pai já conseguiu a garantir de uma oportunidade de emprego, assim que estiver morando em Caicó, em uma loja especializada do ramo de extintores, de propriedade de Nego de Augusto. Depois vamos ver como vai ficar. Quando a gente conhece Maria Fernanda, vê sua inteligência, seu esforço e dedicação pelos estudos. Caicó se sente muito orgulhosa de recebê-la”, disse José Vanderli.