Brumadinho – 3º dia: 37 mortes foram confirmadas, e mais de 287 pessoas estão desaparecidas

Helicóptero de resgate sobrevoa lama em busca de vítimas de rompimento de barragem em Brumadinho — Foto: Adriano Machado/Reuters

Do G1 – As buscas por sobreviventes do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, foram retomadas, após ficarem temporariamente interrompidas neste domingo (27) pelo risco de rompimento de uma outra barragem na região.

Os trabalhos haviam sido interrompidos mais cedo porque uma sirene de segurança foi acionada por volta das 5h30, e moradores de partes baixas da cidade começaram a deixar as suas casas em direção a regiões mais altas. O aviso era pelo risco de um novo rompimento de barragem da Vale no Córrego do Feijão.

Por volta das 15h, a Defesa Civil informou que os riscos de novo rompimento diminuiu, e as buscas por desaparecidos foram retomadas. Moradores que haviam sido desalojados foram autorizados a retornarem para suas residências.

O rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale, ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (25). Um mar de rejeitos destruiu casas da região e a área administrativa da empresa.

Há ao menos 37 mortos e 81 desabrigados, segundo os bombeiros. Segundo o delegado Wagner Pinto de Souza, chefe da Polícia Civil de MG, 16 mortos foram identificados e 8 corpos foram entregues às famílias. Outras 192 pessoas foram resgatadas com vida e 23 feridos foram internados em hospitais. Além disso, 287 pessoas – entre moradores locais e funcionários da Vale – não puderam ser contatadas.

Membros de equipe de resgate carregam corpo retirado da lama dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. — Foto: Adriano Machado/Reuters