Começa neste domingo (30), a tradicional Festa dos Negros do Rosário em Jardim do Seridó

A Festa dos Negros do Rosário foi iniciada em Jardim do Seridó no ano de 1863 — Foto: Arquivo/Blog A Fonte

Acontecerá a partir deste domingo, dia 30 de dezembro, a mais antiga manifestação da religiosidade popular de Jardim do Seridó: A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, uma tradição desde 1863. A Festa que teve sua origem na escravidão e na busca pela liberdade ocorrerá até a próxima terça-feira, dia 1º de janeiro de 2019.

A abertura será às 18 horas com Recitação do Rosário da Virgem Maria na Casa do Rosário. Em seguida, procissão para a Igreja Matriz com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada a Irmandade do Rosário da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.

Na próxima terça-feira, dia 1º, às 17 horas haverá procissão de encerramento pelas ruas e avenidas da cidade, conduzindo as ditosas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, encerrando-se com a Solene Bênção do Santíssimo Sacramento, Coroação dos novos Rei e Rainha da Irmandade do Rosário e descida dos Estandartes.

Irmandade dos Negros do Rosário

A Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó é um Patrimônio Vivo do Povo Jardinense. Trata-se de uma tradição há 155 anos. Durante o período festivo, os Negros do Rosário saem às ruas cantando e dançando com seus espontões (bastões enfeitados com fitas coloridas em suas extremidades superiores).