Fest Bossa & Jazz – edição 2018 traz 48 Pocket Shows para novo formato na Praia de Pipa

Festival começa nesta quinta-feira (13) e segue até domingo (16) com programação toda gratuita (Foto: Divulgação)

Várias ruas e a orla na Praia de Pipa serão tomadas por uma mistura de ritmos a partir desta quinta-feira (13). É que a edição 2018 do Fest Bossa & Jazz desembarca e permanece na praia até o domingo (16) com uma programação repleta de convidados e atividades. São 17 artistas/ bandas em 48 Pocket Shows, além de oficinas, workshop e Jam Session. O novo formato traz para edição mais proximidade do público com o artista e explora outras possibilidades de se usufruir a boa música e, ainda de forma gratuita.

Grandes nomes e diferentes estilos formam a line-up. Entre artistas/bandas convidadas estão: Taryn Szpilman (RJ), Chorinho da Pipa (SP/ARG), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Duo Maresias (ARG), Sâmela Ramos (SP), Nida Lira (RN), Blues Etílicos (RJ), Parahyba Ska Jazz Foundation (PB), Sueldo Soares & Os Grooves (RN), Mobydick (RN), Pris Dené & Tricomas Jazz Band (ARG), Dayanne Nunes (RN), Di Stéffano (RN), Bruna Hetzel & Macaxeira Jazz (RN), Tárcio Cardo (RJ), Família Pádua (RN) e Los Chaskys (PERU). Alguns dos nomes já passaram pelo palco do Fest em edições anteriores, outros fazem suas estreias no evento.

Cheio de novidades, começando pelo formato, o Fest Bossa & Jazz deste ano em Pipa será dividido em dois momentos como programação diurna e programação noturna, opções para as pessoas que preferem curtir durante o dia ou à noite, ou mesmo para quem não deseja parar durante esses quatro dias. A diurna traz oficinas e workshops a partir da quinta-feira (13) e shows na sexta-feira (14) em estabelecimentos na praia do centro, como o Restaurante Casarão, Aventureiro, Barraca da Neide, Orla da Praia do Centro, Pipa Beach Club e Orishas.

Na programação noturna, que já começa no primeiro dia do Fest, dia 13, serão uma média de 10 Pocket Shows por noite, distribuídos em locais pela Avenida Baía dos Golfinhos e Rua do Céu, sendo eles: Rua do Céu, Kanto da Pipa, Vila da Pipa Shopping, Galeria Oasis, Vila Mangueira e a Praça do Pescador. A animação deste turno inicia com a performance da Bossa & Jazz Street Band, às 19h30, em cortejo pela Baía dos Golfinhos antecedendo os shows que iniciam às 20h e, também nos intervalos de cada uma das apresentações.

Para encerrar a programação noturna com o estilo que o público já conhece, as movimentadas Jam Sessions que acontecem no Caxangá (dia 13), Pizzaria Calígula (dia 14), Muxima’s e Kanto da Pipa (dia 15) e na orla próxima ao Pipa Beach Club (dia 16).

Na área das atividades, a organização oferece oficinas de “Ritmo e Movimento” nos dias 13 e 14, sendo duas sessões no dia 13, a primeira às 8h (Vila da Pipa Shopping) e a outra às 14h (Kanto da Pipa) e no dia 14, às 8h (Vila da Pipa Shopping). Haverá também as oficinas “O que é esse tal de jazz?” (dia 14 – Kanto da Pipa – às 15h), “Construção de Instrumentos” (dia 14 – Kanto da Pipa às 14h/ dia 15 – Kanto da Pipa às 14h) e “Reciclando com Arte” (dia 15 – Kanto da Pipa às 14h).

O programa do evento conta ainda com Talk Show com Taryn Szilpman, na sexta-feira (14), às 16h no Kanto da Pipa; Workshop de Gaita com Flávio Guimarães no dia 15, às 14h, na Vila da Pipa Shopping e Master Class de Trompete com Antônio de Pádua, dia 15, às 15h, também na Vila da Pipa.

O Festival é realizado por Juçara Figueiredo Produções que para a edição se junta ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da SETUR, Emprotur e Governo Cidadão através de recursos do Banco Mundial. Conta também com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, da Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP), Pipa Convention Bureau e apoio dos comerciantes locais.

Números do Fest Bossa & Jazz

O Fest Bossa & Jazz surgiu em 2010 e já realizou 16 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Praia da Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró). Em nove anos foram mais de 140 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues. Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em 300 mil pessoas em suas edições.