Hermano destaca estudo do TCE sobre desempenho dos municípios potiguares

O parlamentar parabenizou a iniciativa do órgão de fiscalização (Foto: João Gilberto)

O deputado Hermano Morais (MDB), eleito essa semana parlamentar do ano na Assembleia Legislativa, destacou durante sessão plenária nesta quinta-feira (6), a publicação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) no Rio Grande do Norte, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parlamentar parabenizou a iniciativa do órgão de fiscalização e enalteceu os resultados positivos registrados pelo município de Guamaré.

“O TCE presta com esse estudo um serviço que considero de grande relevância ao avaliar o desempenho das gestões municipais. Os índices apontam que cerca de 20% dos municípios potiguares já apresentam melhorias na qualidade de políticas públicas entre os anos 2016 e 2017”, disse Hermano.

Na oportunidade, o deputado destacou o desempenho do município de Guamaré, que segundo ele apresentou os melhores resultados dentre os demais. “O município, que até bem pouco tempo era gerido pelo prefeito Hélio Willamy de Miranda, tem desenvolvido políticas públicas com efetivo planejamento, sobretudo na área da Saúde Pública”, falou ele.

O IEGM sistematiza informações em sete áreas da gestão pública (Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação), tendo como objetivo avaliar a qualidade e a efetividade das políticas públicas nos municípios por meio de informações obtidas com os gestores.

A conclusão da reforma do Centro de Convenções foi outro assunto abordado por Hermano em plenário. O parlamentar enalteceu a ampliação da unidade e os benefícios da obra para o setor turístico do RN. “O novo Centro de Convenções agora terá condições de atrair mais eventos e de maior porte”, avaliou o deputado, ocasião em que fez críticas os preços das passagens aéreas para Natal.

Ao final do pronunciamento, Hermano reforçou o convite para a audiência pública de sua autoria que acontece logo mais, às 14h, na Casa Legislativa – onde serão discutidas as necessidades para o setor ceramista do Estado.