Solenidade na Assembleia Legislativa homenageia peritos criminais

Sessão solene em alusão ao Dia do Perito Criminal foi uma propositura da deputada Larissa Rosado (Foto: João Gilberto)

Por propositura da deputada Larissa Rosado (PSDB), a Assembleia Legislativa promoveu nesta quarta-feira (5), sessão solene em alusão ao Dia do Perito Criminal, ocasião em que foram homenageadas personalidades Norte-rio-grandenses com destacada atuação na área.

“Estou muito feliz por propor essa solenidade em comemoração ao Dia do Perito Criminal, profissão de grande valor e extrema importância para o nosso Estado. O dia também chama atenção para conscientização da sociedade sobre a grande relevância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes, sendo um dos mais importantes aliados na atividade investigativa realizada em conjunto com a polícia”, disse Larissa.

Em pronunciamento, a deputada lembrou também a atuação parlamentar em favor da categoria. “O nosso mandato sempre foi ativo nessa luta, cobrando melhorias, ao Governo do Estado, tanto para os servidores quanto para a estrutura de trabalho do ITEP do Rio Grande do Norte”, destacou ela.

Falando em nome dos homenageados, o presidente do Sindicato de Peritos do Estado (SINDPERITOS), Otávio Santos, lembrou a trajetória do Patrono da Perícia Criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, e enalteceu a aprovação na Assembleia Legislativa, em 2016, do marco regulatório da categoria, que segundo ele, “trouxe uma contribuição significativa para os profissionais”, afirmou Santos.

Outro homenageado durante a solenidade, o diretor-geral do Instituto Técnico de Perícia (Itep), Marcos Guimarães, falou sobre os avanços do órgão no Estado, como a regionalização dos serviços, e agradeceu a distinção do Legislativo Estadual, enaltecendo também a aprovação pela Casa Legislativa do atual estatuto do Itep, que, em sua opinião, fez do órgão pericial “um ambiente salubre”.

Além destes, foram homenageados ainda durante a solenidade, a secretária estadual da Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Maria Freitas; a diretora do Instituto de Criminalística, Lydice Guerra; e o presidente do Sindicato de Servidores do Itep, Fabrício Fernandes Oliveira.

“A sessão reconhece o trabalho prestado pelos profissionais da Perícia Criminal em favor da sociedade e do trabalho pela redução da criminalidade. Finalizo minhas palavras parabenizando a todas e todos que fazem parte desta honrada profissão, e que trabalham arduamente em prol da população”, concluiu Larissa Rosado.

A solenidade contou ainda com as presenças dos deputados Hermano Morais (MDB), Cristiane Dantas (PPL) e Nelter Queiroz (MDB).