Wilson Witzel, do PSC, é eleito governador do RJ

Witzel votou ao lado da mulher de dos filhos — Foto: Jose Lucena/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Wilson Witzel foi eleito governador do Rio de Janeiro neste domingo (28). O candidato do PSC manteve a força que o levou ao primeiro lugar no primeiro turno e voltou a vencer Eduardo Paes, do DEM, no segundo turno. Ele vai substituir o atual governador, Luiz Fernando Pezão (MDB), a partir de 1º de janeiro.

A vitória foi confirmada às 19h03. Com 96,04% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Witzel teve 4.475.784 (59,66%) dos votos válidos e Paes, 3.026.841 votos (40,34%).

No segundo turno, Witzel derrotou um Eduardo Paes que somente a uma semana do pleito ameaçou sua liderança, segundo as pesquisas. Agora, o eleitor fluminense terá quatro anos para aprender a chamar o novo governante – que atende por “Uílson Vítzel” -, o primeiro não fluminense a assumir o Palácio Guanabara desde o segundo mandato de Leonel Brizola, em 1991.

Biografia
Aos 50 anos, o paulista de Jundiaí nunca concorreu a cargos políticos. É advogado e foi fuzileiro naval e juiz federal, cargo que exerceu por 17 anos.

Witzel chegou a registrar seu nome de urna como Wilson Ex-Juiz Federal, mas foi impedido em meio à campanha por decisão da Justiça Eleitoral.

O governador eleito é casado com Helena Witzel e tem quatro filhos.