Coronel Marcos Rocha, do PSL, é eleito governador de Rondônia

Candidato disputava segundo turno contra Expedito Junior, do PSDB — Foto: Jheniffer Núbia/G1

Por Jonatas Boni, G1 RO — Porto Velho

Coronel Marcos Rocha (PSL) foi eleito governador de Rondônia para os próximos quatro anos. Ele terá Zé Jodan (PSL) como vice-governador. Com 100% das urnas apuradas, o candidato recebeu um total de 530.188 votos (66,34%). Atualmente com 50 anos, Marcos Rocha é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ele nasceu em 3 de agosto de 1968 e está casado com Luana Oliveira Santos. Ele tem dois filhos.

O novo governador de Rondônia ingressou na carreira militar em 1989, quando foi aprovado em concurso público da PM do estado. O candidato eleito também já foi diretor de escola militar em Porto Velho e secretário municipal de educação na capital.

Em dezembro de 2014 ele assumiu o cargo titular na Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e seguiu na pasta até 2017. Marcos Rocha também já foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e em em uma faculdade particular da capital.

Esta é a primeira vez que ele concorre a uma vaga no poder executivo. No primeiro turno da eleição, Marcos Rocha obteve 183.691 votos totalizados (23,99% dos votos válidos). Ele disputava o segundo turno contra Expedito Junior (PSDB).