Comandante Moisés, do PSL, é eleito governador de Santa Catarina

Comandante Moisés, candidato ao governo de Santa Catarina — Foto: Reprodução/NSC TV

Comandante Moisés, do PSL, foi eleito neste domingo (28) governador de Santa Catarina em eleições de segundo turno. Com 80,05% dos votos apurados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Moisés teve 2.126.903 votos (71,09%) dos votos válidos e Gelson Merísio (PSD), 865.110 votos (28,91%).

Carlos Moisés da Silva nasceu em 17 de agosto de 1967 em Florianópolis. Atuou por mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros da capital catarinense e das cidades de Criciúma e Tubarão, ambas no Sul do estado. Na maior parte do tempo, foi comandante do quartel. Está na reserva desde 2016.

Também foi coordenador regional da Defesa Civil. É formado em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Esta foi a primeira vez que disputou um cargo político.

Nas pesquisas do primeiro turno feitas pelo Ibope, Moisés não estava entre os três primeiros colocados. Na última delas, divulgada dois dias antes da votação do dia 5 de outubro, ele aparecia em quarto lugar, com 9% dos votos. Porém, obteve 29,72% dos votos no primeiro turno. Na pesquisa realizada na última sexta-feira (26), Moisés aparecia com 52% dos votos totais e 59% dos votos válidos.

Na reta final da campanha do segundo turno, alegando problemas de saúde, Moisés não compareceu ao debate na NSC TV na quinta-feira (25). Com isso, conforme as regras assinadas por representantes dos dois candidatos, o outro candidato, Gelson Merísio (PSD) foi, então, entrevistado por 20 minutos ao vivo.

G1 SC