MELHOR INVERNO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS CRIA EXPECTATIVA POSITIVA PARA A 56ª EDIÇÃO DA FESTA DO BOI, QUE DEVE MOVIMENTAR MAIS DE R$ 50 MILHÕES

Festa do Boi será realizada de 12 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (Foto: Divulgação)

Um café da manhã reunindo parceiros, imprensa e representantes do agronegócio potiguar marcou, nesta quinta-feira, dia 20, o lançamento oficial da 56ª Edição da Festa do Boi, que será realizada de 12 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A expectativa para este ano é de que o evento – maior e mais tradicional do Nordeste – movimente mais de R$ 50 milhões em negócios.

“Este ano tivemos um período chuvoso bem melhor e isso muda a nossa empolgação com o evento. Certamente deveremos ter números bem melhores, além de uma melhor qualidade dos animais em exposição, de todos os tipos. Toda a cadeira agropecuária deverá ter uma presença bem mais consistente no evento deste ano. A Festa do Boi, por sua tradição e sua envergadura, é um marco importantíssimo para o agronegócio potiguar e até do Nordeste”, afirma o presidente Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) – promotora da Festa do Boi -, Marcelo Passos.

O secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Saldanha, fez questão de ressaltar a importância da parceria entre o Governo e a Anorc em prol do agronegócio potiguar. “No ano passado nós já realizamos, mesmo com todas as dificuldades, uma grande festa, batendo alguns recordes. Mas este ano, com o melhor inverno dos últimos seis, sete anos, o setor rural está bem mais fortalecido e, por isso, nossas expectativas são ainda melhores”, afirmou ele.

Saldanha também destacou que é fundamental a participação das instituições de crédito, como Banco do Brasil e Banco do Nordeste, na oferta de condições interessantes para aquisição de animais, insumos e implementos por parte dos agropecuaristas que irão visitar o evento. “As chuvas chegaram, o pasto está renovado. A produção agrícola está sendo retomada. Os produtores, verdadeiros guerreiros, trabalhadores, homens e mulheres sérias, merecem este apoio. E o Governo do Estado e a Anorc estão fazendo sua parte, criando condições favoráveis para destravar o crédito rural por parte dos bancos. O momento agora é de transformar a economia com o aumento da produção agrícola”, afirmou o secretário.

Guilherme Saldanha também declarou sobre a importante presença da Agência de Fomento do Estado na oferta do microcrédito rural em exposições menores pelo estado ao longo de todo o ano e, também, na própria Festa do Boi. “A AGN tem dado o exemplo. Mostrado aos grandes bancos que é possível, sim, estimular e conceder crédito ao produtor rural potiguar e que ele dá esta resposta em forma de gerações de ocupação e renda no campo. Não é justo com o produtor rural do Rio Grande do Norte que o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, por exemplo, passem sete dias na Festa do Boi e não consigam fechar um financiamento sequer aos produtores”, destacou.

Os leilões da Festa do Boi – em grande parte com oferta de animais e linhagens especiais para melhoria de rebanho – também estão confirmados. O calendário final ainda está sendo fechado, mas os tradicionais ANQM (Associação Nacional dos Criadores de Quarto Milha) e Emparn já estão confirmados. São parceiros da Anorc e do Governo do Estado na realização da Festa do Boi 2018, a AGN, Sebrae RN, Prefeitura de Parnamirim e Federação da Agricultura do Estado (Faern).

“São parceiros fundamentais para o sucesso do evento. O Sebrae é expoente da tecnologia e da inovação para o campo, o Governo e a AGN dando suporte estrutural e de oferta de crédito, a Prefeitura de Parnamirim com um grande apoio logístico e a Federação da Agricultura, e todo o Sistema Faern, como agente multiplicador e elo da atividade agrícola com o conhecimento e as pontes de novos negócios. Estas parcerias e o bom inverno são os grandes impulsionadores do evento”, diz Marcelo Passos.

SHOWS
Atração à parte da Festa do Boi, os shows que movimentam as noites do evento também terão uma programação especial este ano. Sob a batuta da Clap Entretenimento, Luan Promoções e Destaque Propaganda, a Arena de Shows terá uma programação que contará com nomes como Leo Santana; a dupla Zé Neto e Cristiano; Márcia Felipe, Gustavo Mioto e o fenômeno Wesley Safadão, que participa pela primeira vez do evento.