Saúde e qualidade de vida: Cerro-Corá receberá seu sistema de esgotamento sanitário em dezembro

Obras do Esgotamento Sanitário de Cerro Corá. ( Foto: João Vital )

Mais saúde e qualidade de vida é o que o esgotamento sanitário de toda Cerro-Corá vai promover à sua população e também aos visitantes e turistas que procuram a região pelo seu potencial turístico e de aventura.

Com o investimento de R$ 18 milhões via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por iniciativa da Secretaria de Turismo do RN, a terra da nascente do Rio Potengi, que há muito sofre com a necessidade de implantar sistema de saneamento, terá até dezembro, quando a obra for concluída, um equipamento para dar o destino adequado aos despejos humanos e às águas servidas.

“Eu não vejo a hora dessa obra ficar pronta. Já esperamos tantas décadas. Mas agora a gente está vendo que vai sair. Essa é a certeza de que teremos mais saúde, afinal, poderemos controlar e prevenir doenças, sem falar do bem-estar de todos nós, moradores”, disse feliz, o aposentado Francisco Sobrinho que vive na cidade há mais de 40 anos.

O secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN e coordenador projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, vai além e destaca que o grande diferencial desta obra, é incluir além do sistema de esgotamento sanitário, o sistema de tratamento e coleta de efluentes.

“Esse sistema abrange, além das ligações domiciliares e das estações elevatórias, uma estação de tratamento de primeiro mundo e pioneira no RN. Levando-se em conta que Cerro-Corá está numa região de Serra, que é nascente de nosso maior patrimônio hídrico, o Rio Potengi, não podemos fazer essa coleta de qualquer jeito, por isso o investimento em equipamentos de alta capacidade, onde a coleta será feita com o que há de mais moderno, em termos de tecnologia”, corroborou Vagner Araújo

Esta obra está fomentando ainda a geração de empregos, criando a oportunidade para cerca de 200 pessoas, sendo 70% vindos da região.

RN 087

Outra grande obra que em breve terá início neste município é a estruturação do trecho da RN-087, que vai de Lagoa Nova à entrada da RN 042, em Cerro Corá, como parte do plano de investimentos estruturantes e apoio ao fortalecimento da governança, visando o desenvolvimento regional sustentável.

Com o objetivo de melhorar o transporte e acesso às áreas beneficiadas pelos produtores rurais da região, de forma a promover melhorias no escoamento da produção local, desde agropecuária à carcinicultura, e facilitando a chegada de visitantes e investidores, a RN 087 receberá o revestimento asfáltico, drenagem e sinalização adequada numa extensão de 15 km.

“A empresa já foi contratada e foi iniciado o levantamento topográfico para a marcação das faixas de segurança, para então ser dado início às obras de fato”, finalizou Vagner Araújo.

Obras do Esgotamento Sanitário de Cerro Corá. ( Foto: João Vital )
Obras do Esgotamento Sanitário de Cerro Corá. ( Foto: João Vital )
Obras do Esgotamento Sanitário de Cerro Corá. ( Foto: João Vital )