Setembro Cidadão contou com desfile cívico das escolas de Parnamirim

Como parte do calendário do mês cidadão, aconteceu na tarde da quarta-feira (5), o tradicional desfile de 7 de Setembro das escolas estaduais e municipais de Parnamirim, com o tema “60 anos do Trampolim da Vitória” celebrou a emancipação política da cidade, fomentando toda sua história.

Na ocasião, lideranças políticas, diretores, professores, alunos e a população de Parnamirim se fizeram presentes para acompanhar o ato de homenagens a figuras históricas da cidade, onde a cidadania foi a grande protagonista.

Para a aluna da Escola Municipal Ivanira Paisinho, Maria Alice, ações como essas são essenciais para conscientizar e preencher o tempo de muitos jovens que poderiam estar fora da escola. Sendo assim, acolhendo todos e desenvolvendo um projeto que traga um benefício para a comunidade como um todo.

O juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do Setembro Cidadão, esteve presente ao evento e destacou a importância deste projeto, pontuando seu desempenho, além da adesão não apenas das autoridades, mas também da população.

“Ficamos felizes em saber que assim como neste evento aqui em Parnamirim, outras cidades como Umarizal e Pendência, por exemplo, estão acompanhando nosso trabalho e levando o Setembro Cidadão para seus moradores. O mais surpreendente não são as adesões, e sim, as novas ideias apresentadas”, comemorou.

Segundo o prefeito Taveira, o principal intuito do tradicional desfile, é resgatar a história e valores para todos os jovens. “Um país sem história, não é país. Precisamos contar como nossa cidade foi criada, buscar essa cidadania e valoriza-la para essa geração”, completou o chefe do executivo municipal.

Durante o tempo de desfile, as escolas passaram por diversas áreas cotidianas. De acordo com a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel, vários projetos foram apresentados. “O foco do desfile é a cidadania. As escolas apresentaram projetos relevantes, mostrando que a educação ainda é o meio para vencer, e só com o conhecimento podemos ir além”, pontuou.

Uma novidade para esse ano é a opção que a empresa privada pode adotar uma escola usando o Setembro Cidadão como via, deixando em voga sua preocupação com os movimentos sociais, e apadrinhando uma instituição de ensino.

Além disso, o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica, PROEB, se compromete em realizar pelo menos uma ação mensalmente em nome do Setembro Cidadão.

O Setembro Cidadão segue com projetos até o final do mês.