Fátima Bezerra afirma na FIERN que haverá diálogo permanente com a classe produtiva

Candidata ao Governo pelo PT participou na Casa da Indústria, do Fórum Sistema FIERN Caminhos do RN (Foto: Divulgação)

“Estarei com as portas escancaradas para os empresários e para a FIERN”. A garantia foi dada pela senadora Fátima Bezerra, candidata ao Governo do Estado pelo PT, ao participar nesta segunda-feira, 20, na Casa da Indústria, do Fórum Sistema FIERN Caminhos do RN. Ela disse que, eleita, terá um diálogo permanente com a Federação das Indústrias no sentido de tratar das iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Esta é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento do Estado”, acrescentou.

Fátima Bezerra garantiu que a segurança jurídica não será negligenciada. Segundo a candidata, os órgãos ambientais devem, dentro dos “parâmetros legais”, ter uma atuação eficiente nas decisões sobre licenciamentos. “A autoridade maior do Estado, que é o governador, precisa fazer sempre que necessário a mediação [entre as instituições representativas dos empresários e os órgãos de fiscalização]”, disse.

Ela reconheceu que o controle das contas públicas será fundamental para o Rio Grande do Norte ter possibilidade de melhorar os serviços públicos e recompor os investimentos em infraestrutura e programas sociais. Na ocasião, também elogiou a iniciativa de elaboração do MAIS RN, que faz um diagnóstico da situação do Estado e apresenta metas para a retomada do desenvolvimento.

Antes de fazer um pronunciamento para os empresários e lideranças industriais, no auditório do 7ª andar da Casa da Indústria, ela recebeu uma cópia do MAIS RN, entregue pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. “Quero parabenizar a FIERN pela realização do evento, com um debate democrático e de conteúdo e pela importante contribuição à discussão com qualidade “, destacou Fátima Bezerra.

A candidata disse que o Plano de Governo, que tem apresentado nesta campanha, possui semelhanças com o MAIS RN. Ela afirmou que vai ser necessário, como aponta esse plano, evitar gastos superiores à arrecadação, equilibrando as finanças do governo estadual.

Fátima Bezerra citou números que mostram a gravidade da crise fiscal no Estado. Com a previsão de receita próxima de R$ 12 bilhões, o orçamento estadual, segundo a candidata, projeta um déficit de R$ 1,4 bilhão. “Essa situação tem implicado em atrasos nos pagamentos dos servidores e dos fornecedores”, comentou.

“É preciso fazer, primeiro, o dever de casa, com controle das contas e um conjunto de medidas para retomar a normalidade, que significa não gastar mais do que recebe”, disse. Para aumentar as receitas, ela citou iniciativas como um esforço de ampliar a recuperação da divida ativa, que hoje é de 0,25% e que, para a candidata, pode chegar a 3,5%. Ela citou ainda a antecipação de receitas como royalties, como um caminho que permitiria um equilíbrio nas contas.

A candidata destacou também que pretende adotar um conjunto de ações na segurança pública que permitam assegurar mais policiamento, investigação inteligente e controle do sistema penitenciário. Para a educação, a candidata afirmou ter a intenção de formar uma rede de ensino profissionalizante, em parceria do Estado, com o Sistema S e os IFRNs.

Coube ao presidente da FIERN perguntar como o próximo governador poderá distensionar o relacionamento entre os setores produtivos e o poder público, principalmente os órgãos fiscalizadores e de licenciamento.

Ao responder, Fátima Bezerra assegurou que, se chegar ao governo, estará empenhada no diálogo e nas iniciativas necessárias a garantir segurança jurídica. “Nosso total compromisso em fortalecer o Idema para termos agilidade no licenciamento, pautado nos critérios da legislação”, disse.

Quando encerrou o pronunciamento, Fátima Bezerra disse ter ficado emocionada em estar “em uma das instituições que mais podem contribuir para o desenvolvido do Estado”.

Fátima Bezerra foi a primeira candidata a participar do Fórum FIERN Caminhos do RN. A série de encontros com os candidatados ao governo prossegue nesta segunda-feira, com a exposição de Breno Queiroga (Solidariedade), às 15 horas.

Nesta terça-feira, 21, será a vez de Robinson Faria (PSD), Dário Barbosa (PSTU), e Carlos Alberto (PSOL). Na quarta-feira (22) o Fórum recebe os candidatos Heró Bezerra (PRTB), Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Carlos Eduardo (PDT).

Os candidatos ao governo podem, nestes encontros, apresentar suas ideias e propostas para os industriais convidados e para todos os participantes inscritos no Fórum que já está com as inscrições abertas pelo telefone (84) 3204-6273.