Jácome quer parceria administrativa entre união e estados

Candidato ao Senado, Antônio Jácome (Podemos) (Foto: Divulgação/Assessoria)

O candidato ao Senado, Antônio Jácome (Podemos), disse, em entrevista à Tribuna do Norte, que vai lutar por uma parceria administrativa entre união e estados no sentido de contornar a grave crise financeira que atinge os governos.

Segundo ele, a união tem grande responsabilidade por este cenário negativo, devido as sequentes quedas nas transferências constitucionais e repasses financeiros realizados. Por outro lado, entende ser necessária uma gestão austera e ajustes fiscais nos estados. Ele lembra que os que fizeram esses ajustes estão em uma situação bem melhor.

Por outro lado, critica a forma como o governo federal se comportou diante da renegociação das dívidas estaduais. “Naquela renegociação das dívidas dos estados, o Rio Grande do Norte foi prejudicado porque é um estado que tem uma boa capacidade de endividamento, no entanto, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram muito mais beneficiados do que o nosso RN”, aponta.

Como senador, Antônio Jácome disse que vai exigir, e insistir, numa maior responsabilidade da União em relação aos estados, sobretudo os mais carentes. “É dever de um senador cobrar dos ministérios da Fazenda e do Planejamento não apenas um auxílio, uma ajuda, um socorro aos estados, mas, sobretudo, uma parceria administrativa no sentido de sanar essa grave crise financeira. Claro, que os governadores também terá de fazer sua parte”, completou o candidato.