Fátima foi a grande vencedora do debate da Band não se preocupando com “brigas paroquiais”

Candidata do PT parabenizou a Band pela iniciativa em promover a discussão de propostas (Foto: Fladson Soares/Nominuto.com)

A candidata da Coligação Do Lado Certo (PT/PCdoB/PHS), Fátima Bezerra, foi a grande vencedora do debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, realizado na noite desta quinta-feira (16), pela Band/Natal. Mostrando segurança e transparência, além de conhecedora dos problemas do Estado, Fátima disse por que quer governar o Rio Grande do Norte e falou das propostas para o estado.

Na primeira pergunta dirigida a candidata por um dos candidatos sobre o combate a violência, um problema crônico que o Estado enfrenta, Fátima foi clara e taxativa: “no nosso governo vamos trabalhar pela liberação dos recursos contingenciados na área da segurança pública, colocando que este ano na única emenda de bancada que ela teve direito como senadora do Rio Grande do Norte, destinou verbas para o setor”.

Para transformar a segurança pública do Rio Grande do Norte, Fátima disse ainda que vai promover concurso público para aumentar o efetivo e investir em inteligência e trazer o SUSP para o RN – sistema que integra a segurança pública em todos os níveis -, bem como promover a valorização dos agentes públicos, além da reestruturação do sistema penitenciário.

Observou Fátima que o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) tem que sair do papel para se tornar uma política de gestão planejada e sistematizada entre as esferas federal, estadual e municipal, além da participação da sociedade civil e demais Poderes.p

Fátima respondeu a uma pergunta de um internauta que queria saber como pretende colocar o salário em dia dos servidores públicos, que há dois anos se encontra em atraso. Segundo ela, o salário em dia do funcionalismo público seguramente será uma das prioridades do seu governo. “É um compromisso nosso, até porque isso é uma coisa sagrada, garantida pela Constituição, e vamos adotar um conjunto de medidas para equilibrar as contas do Estado e regularizar o pagamento dos nossos servidores”.

Disse Fátima que uma dessas medidas será a de promover a recuperação financeira do Estado e para isso, um princípio essencial será não gastar mais do que o Estado arrecada, evitando que as contas do Rio Grande do Norte não fiquem no vermelho, possibilitando assim o pagamento do salário em dia dos servidores.

Provocada por um dos candidatos de como pretende melhorar a Educação, Fátima que é professora por formação, disse que uma das medidas que tomará como governadora é tornar o Plano Estadual de Educação uma realidade. A outra é lutar por um Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) mais forte e valorizar a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

Ao responder a uma pergunta da jornalista Anna Ruth Dantas sobre investimentos em infraestrutura, Fátima afirmou que vai cobrar do governo federal a conclusão de obras como a Reta Tabajara e o anel viário de Parnamirim. Disse que vai cobrar também a conclusão da transposição do São Francisco que irá beneficiar o Rio Grande do Norte, bem como a retomada dos investimentos da Petrobras e irá incentivar ainda os investimentos em energia eólica.

Ao final, Fátima citou o reconhecimento do seu trabalho como senadora do Rio Grande do Norte por 89 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, quando ganhou o Prêmio Congresso em Foco, ficando em 4º lugar, e na avaliação popular, através da internet, em 6º lugar.

Nas considerações finais, Fátima disse que “sem medo de ser feliz” será governadora do Rio Grande do Norte com o apoio do povo potiguar.