Fátima Bezerra pede conclusão de obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte

Fátima durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (Foto: Divulgação)

Durante a semana de esforço concentrado do Senado, a senadora Fátima Bezerra cobrou do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, a conclusão das obras da reta Tabajara, que faz parte do projeto de duplicação da BR 304. O ministro participou, nesta terça-feira, 7, de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

A Tabajara é uma das principais vias de escoamento dos itens produzidos nos complexos industriais da região metropolitana de Natal e a principal pista de acesso ao interior do Estado, do Ceará e da Paraíba. O valor da total da obra é estimado em R$ 300 milhões.

“É inaceitável. Vamos completar dez anos que essa obra se arrasta. Trata-se de uma obra fundamental para a mobilidade urbana do meu estado. Ela foi pensada e decidida principalmente pelo alto índice de acidentes na região”, argumentou Fátima.

Em resposta, o ministro Valter Casimiro garantiu que, em até 45 dias, as obras serão retomadas. “O DNIT tem feito uma avaliação da reta Tabajara e, infelizmente, foram encontrados problemas. Por isso, foi necessário refazer o projeto para apresentar ao órgão de controle e a empresa solicitou mais 30 dias para finalizá-lo. Esperamos, no entanto, que, em até 45 dias, a obra seja iniciada”, esclareceu.

Porto-ilha
Fátima solicitou ainda ao ministro que o Terminal Salineiro de Areia Branca – Luís Fausto de Medeiros (Tersab), mais conhecido como Porto-Ilha, seja incluído no programa de manutenção do Ministério dos Trasnportes. “Cerca de 95% do sal do país é produzido pelo Rio Grande do Norte e o Porto-Ilha é responsável pela maior parte desse escoamento. Não podemos permitir que um porto de tal magnitude seja interditado por questões de manutenção, como ocorreu recentemente”, enfatizou a senadora.

Túnel BR 101 – Avenida das Alagoas
Fátima ainda cobrou que seja concluído o prolongamento do túnel de acesso à Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis, e ainda a construção do viaduto, em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, que fazem parte do conjunto de obras de Natal e Parnamirim, na BR 101.