Rogério Marinho destaca força econômica de Macaíba e defende projetos para geração de emprego

Pró-Sertão conta com cerca de 60 oficinas de costura atualmente, gerando mais de 4 mil empregos diretos (Foto: Divulgação)

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) esteve em Macaíba nesta quinta-feira (05) para cumprir agenda ao lado do prefeito Fernando Cunha. Primeiro, participaram da inauguração de várias ruas no Campo das Mangueiras, que foram pavimentadas na cidade a partir de emendas destinadas pelo parlamentar. Em seguida, se reuniram com quase 300 pessoas para debater ações realizadas pelo parlamentar a favor da cidade.

Entre os assuntos abordados, destaque para o potencial econômico do município e projetos voltados para a geração de emprego e renda. Rogério Marinho enfatizou, por exemplo, a importância do Instituto Metrópole Digital (IMD), apontado como “uma dos maiores iniciativas em tecnologia da informação no país”, e do Pró-Sertão. Ambos foram criados pelo parlamentar e são voltados exatamente para a criação de mais oportunidades no mercado de trabalho.

Os dois eventos contaram ainda com as presenças do vice-prefeito Auri Simplício, do presidente da Câmara Municipal, Gelson Lima, da ex-secretária de saúde, Ederlinda Dias, além de vários vereadores da cidade, secretários municipais e lideranças da região.

“O Metrópole Digital é um projeto que me dá muito orgulho. Relembro sempre todo o trabalho que tivemos desde o início, quando apresentamos a proposta a UFRN, as primeiras turmas, a busca por novos investimentos. Hoje, centenas de alunos são formados todos os anos na área de tecnologia da informação, um dos mercados de trabalho que mais crescem no mundo”, disse Rogério Marinho.

O Metrópole Digital, criado por Rogério e que já recebeu mais de R$ 50 milhões em emendas a partir do trabalho do parlamentar, atua na formação dos níveis técnico, superior e na pós-graduação, cujas ações integram a inclusão social e digital. Somam-se a isso ações de pesquisa e inovação tecnológica, de formação de talentos e de incentivo à cultura do empreendedorismo, que resultaram na criação da Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação (TI). Atualmente, já está em fase de implantação também o Parque Tecnológico Metrópole Digital, criado para atrair novas empresas deste setor para o Estado.

Já o Pró-Sertão, programa de incentivo ao emprego no interior do Estado, criado por Rogério Marinho em 2013, conta com cerca de 60 oficinas de costura atualmente, gerando mais de 4 mil empregos diretos. E a expectativa é ainda maior para os próximos anos.

Por fim, Rogério Marinho ainda esclareceu dúvidas dos participantes em torno da modernização da lei trabalhista, que entrou em vigor no fim do ano passado. O parlamentar enfatizou alguns avanços já obtidos a partir da nova legislação, como a queda de quase 40% na quantidade de ações trabalhistas, a geração de aproximadamente 340 mil novos empregos entre janeiro e abril, e a aprovação do fim da obrigatoriedade do imposto sindical, que passou a ser optativo.