FECAM e ITEP capacitam mais uma turma de servidores que estarão aptos a emitirem RG

Quatro turmas já foram capacitadas, atendendo 73 câmaras municipais e um total de 147 servidores (Foto: Divulgação)

Por meio de um convênio firmado entre a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM) e o Governo do Estado, os servidores de 20 Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, participam, nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), de uma capacitação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), recebendo instruções teóricas e práticas para utilizar o sistema do órgão e emitirem a carteira de identidade nas Câmaras Conveniadas, descentralizando o serviço, hoje restrito a capital e as cidades polos, onde existem Centrais do Cidadão.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), o objetivo do serviço é atender a população das cidades desassistidas pelas Centrais do Cidadão. “No estado todo existem cerca de 22 centrais do cidadão e a prioridade da federação com esse convênio com as casas legislativas é cobrir os 80% das localidades que estão sem a emissão de carteiras de identidade”, destacou o presidente da FECAM.

Quatro turmas já foram capacitadas, atendendo 73 câmaras municipais e um total de 147 servidores (Foto: Divulgação)

De acordo com a técnica do ITEP, Wstânia Fonseca, monitora da capacitação, quatro turmas já foram capacitadas com esta, atendendo 73 Câmaras e um total de 147 servidores. “Com a capacitação os servidores estarão aptos a realizar a identificação civil, trabalhando na emissão de RG de primeira via e segunda via de idosos”, explicou.

O Presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá, Valderir Borges lembrou que o maior benefício desse serviço é encurtar distâncias, evitando o deslocamento da população para cidades vizinhas e até para a capital. “Com o posto do ITEP funcionando na sede do legislativo, o cidadão não terá o custo e nem o incômodo com viagens para conseguir sua carteira de identidade”, afirmou.