Larissa Rosado sugere parceria para ampliação de ecocardiogramas gratuitos

Deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) (Foto: Eduardo Maia)

Em requerimento encaminhado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), a deputada Larissa Rosado (PSDB) solicitou a viabilização de parceria entre o Governo do Estado e a Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO), com o objetivo de regularizar e garantir acesso gratuito a ecocardiogramas, principalmente para crianças pertencentes a famílias de baixa renda.

Segundo a parlamentar, no Rio Grande do Norte há uma demanda significante para o exame de ecocardiograma por parte de crianças cardiopatas. Ela explica que, por ser um exame caro, muitas famílias não podem pagar por ele. “No município de Natal, esse exame só é feito de forma gratuita na AMICO e na Maternidade Escola Januário Cicco. Mas, na maternidade, o exame só é disponibilizado para os bebês que nascem lá”, explica Larissa.

Ainda de acordo com a deputada, como o SUS e a AMICO são as únicas opções para quem não pode pagar pelo exame, a situação gera uma fila de espera muito grande na capital. “Algumas crianças estão aguardando desde janeiro de 2017. Isso é inaceitável”, alega a parlamentar.

Outra situação relatada por Larissa Rosado é que a AMICO possui os equipamentos e a estrutura física necessária para realizar os exames, mas por vezes o processo fica parado por falta de profissionais. “Por isso é necessária essa parceria para a regularização desses ecocardiogramas em crianças cardiopatas, a fim de garantir o acesso à parcela carente da população e, assim, contribuir com a melhoria da Saúde Pública no RN”, conclui.