Com risco de rompimento, Barragem das Traíras recebe as primeiras águas em 2018

Barragem Passagem das Traíras recebendo as primeiras águas em 2018 (Foto: Reprodução/YouTube)

Blog Wllana Dantas – A Barragem Passagem das Traíras começou a receber água na manhã desta terça-feira, dia 10 de abril, para a alegria e ao mesmo tempo preocupação da população. Alegria porque o reservatório estava completamente seco, preocupação por que ela só pode receber até 50 % da sua capacidade total que é de 49.702.394,00 metros cúbicos de água.

O problema é que um dos pontos da estrutura física da parede está desgastado e necessita de um reparo urgente, já que de acordo com relatórios da SEMARH existe risco eminente de rompimento caso ela alcance o nível e o reparo não tenha sido feito. Mesmo ainda longe de alcançar a marca onde está o problema, é necessário prevenir, pois as chuvas podem apresentar surpresa e o nível subir.

A Barragem Passagem das Traíras é uma das mais importantes barragens do Rio Grande do Norte. Faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Piranhas-Açu, tendo barrado o Rio Seridó. Situa-se nos limites dos municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó. Ela é o quarto maior reservatório da região do Seridó. Seu nome faz referência a um peixe comum na caatinga, a traíra.

Confira o vídeo feito nesta terça-feira (10):