Hermano Morais fala sobre seca e chama atenção para o uso da água

Hermano aproveitou para relembrar a situação hídrica do Estado (Foto: João Gilberto)

O deputado estadual Hermano Morais (MDB) chamou a atenção nesta terça-feira (20), na sessão da Assembleia Legislativa, sobre o uso responsável da água. O assunto foi levado em consideração por causa da tradição do agricultor do Rio Grande do Norte, que acredita que se chover no Dia de São José, lembrado no dia 19 de março, o ano será bom de inverno.

“Não choveu no Dia de São José, mas esperamos que as previsões se confirmem”, declarou Hermano, com base nos estudos meteorológicos que têm apontado um ano diferente depois de seis anos de seca. “Infelizmente o dia foi ensolarado, por outro lado teve precipitações no Ceará, que são um bom indicativo”, afirmou o deputado, estimando um ano de chuva com base no registro do estado vizinho.

Hermano aproveitou para relembrar a situação hídrica do Estado, onde 17 grandes reservatórios estão completamente secos e 16 em situação já preocupante. Para isso o deputado alertou a população para o uso devido da água, reforçando o debate na Semana Mundial da Água, que terá seu dia na quinta-feira (22). “Apesar da escassez, muita água ainda é desperdiçada”, disse o parlamentar, afirmando que a Caern tem tomado providências.

Em seu pronunciamento, Hermano Morais ressaltou a instalação, ainda nesta terça-feira, da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Turismo, Serviços e Empreendedorismo. A Frente apresentada por Hermano, já foi subscrita pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e pelos deputados Márcia Maia (PSDB), George Soares (PR), Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Nelter Queiroz (MDB), Gustavo Fernandes (MDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Souza (PHS) e Larissa Rosado (PSB).