Mais da metade dos adolescentes do RN precisa se vacinar contra HPV e meningite

Campanha nacional intensifica vacinação de adolescentes contra HPV e meningite C (Foto: Carol Fariah/Prefeitura de Santos)

Mais da metade dos adolescentes potiguares ainda não se vacinou contra HPV e meningite. O alerta foi emitido pelo Ministério da Saúde, que lançou uma campanha para aumentar a cobertura vacinal no país. No Rio Grande do Norte, 38,2% das meninas e 33% dos meninos foram imunizados contra o HPV.

A preocupação do ministério é com as baixas coberturas vacinais em todos os estados da federação. No caso do potiguar, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 38,2% entre meninas de 9 a 14 anos e 33% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose. Devem se vacinar contra meningite os adolescentes de 12 e 13 anos.

Na nova campanha, o Ministério da Saúde convoca 10 milhões de adolescentes de todo o país para atualizarem suas cadernetas de vacinação. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.

“Esta campanha está completamente de acordo com a mudança de foco que estamos implantando no Ministério da Saúde, que é priorizar a prevenção. Estamos investindo na prevenção para evitar que as pessoas fiquem doentes”, explicou o ministro Ricardo Barros.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, lembra que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS.

O que é HPV

O vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV está ligado ao câncer de colo do útero – a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do de mama. Ele também atinge os homens. Até 40% dos casos de câncer de pênis são causados por esse vírus, cujo contato alcança 80% da população sexualmente ativa.

O que é meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.