Polícia investiga se tráfico de drogas e rixa de torcida motivaram sete mortes em Fortaleza

Tiroteio deixou três mortos na Praça da Gentilândia, em Fortaleza (Foto: André Teixeira/G1 CE)

Do G1 CE – A polícia do Ceará investiga se a série de ataques que deixou sete mortos no Bairro Benfica, em Fortaleza capital do Ceará, na sexta-feira (9), tem relação com rixa de torcidas e com o tráfico de drogas. Dois feridos ainda estão no hospital Dr. José Frota.

O secretário da Segurança Pública do Ceará André Costa afirmou que, embora próximos, o ataque na Praça da Gentilândia e os disparos perto da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) podem ser eventos distintos. A secretaria chegou a um suspeito, mas não deu detalhes sobre a identidade.

“São locais próximos, a quase 10 quarteirões de distância. O lapso temporal também é próximo. No entanto, agora, não conseguimos afirmar, de certeza, se estão interligados. Porque também há modus operandi diferente e, aparentemente, motivações diferentes”, disse o secretário no início da tarde deste sábado.

A polícia trabalha com duas hipóteses diferentes para os ataques:

1 – No ataque na Praça da Gentilândia, que deixou três mortos, duas das vítimas vendiam droga no local. Uma delas portava uma pochete com droga, maconha e crack, e dinheiro, disse o secretário. Este ataque pode ser motivado por tráfico de drogas.

2 – No tiroteio perto da sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), os disparos foram aleatórios. Na fuga, os mesmos criminosos atiraram contra pessoas que usavam uniforme da torcida organizada na Rua Joaquim Magalhães. Para a secretaria, pode haver ligação com uma briga de torcidas que deixou dois torcedores feridos no fim de semana anterior.

Como foram os ataques

Homens passaram de carro na Praça da Gentilândia por volta das 23h30 desta sexta e balearam quatro pessoas, três morreram. Minutos depois, na Vila Demétrio, sede da TUF, pessoas em outro veículo atiraram em jovens que bebiam no local.

Na fuga, na Rua Joaquim Magalhães, os mesmos criminosos atiraram contra duas pessoas com uniforme da TUF, de acordo com a secretaria.

No ataque da Praça da Gentilândia, três pessoas morreram no local – José GIlmar, Antônio igor e Joaquim Vieira. As vítimas assassinadas levaram, cada uma, 12, 10 e 5 disparos de arma de fogo.

José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior (33), conhecido como “Júnior Biba”, tinha passagem na polícia por roubo e posse de drogas. Ele portava a pochete com drogas e dinheiro. A vítima teve 10 perfurações por arma de fogo.

Em Antônio Igor Moreira e Silva (26), vítima com passagem por posse de droga, foram encontradas 12 perfurações à bala. Joaquim Vieira de Lucena Neto (21), que não tinha antecedentes criminais, foi morto com cinco tiros.

Na Vila Demétrio, sede da TUF, foram baleados Carlos Victor, que morreu no local, Emilson Badeira e Adenilton da Silva – atendidos no hospital, não resistiram aos ferimentos. Pedro Braga foi assassinado na Rua Joaquim Magalhães. Uma pessoa baleada na praça e outra na Rua Joaquim Magalhães ainda estão no hospital.

Tiroteios em Fortaleza na sexta-feira (9) (Foto: Arte G1)