Zenaide Maia participa de audiência para manter empregos das empresas salineiras do RN

Zenaide Maia em reunião com Ministro da Agricultura em Brasília (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (7), a deputada federal Zenaide Maia participou de mais uma audiência, juntamente com a bancada federal potiguar, sobre a medida antidumping do sal. Desta vez, a reunião foi com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, no gabinete do ministro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A luta dos parlamentares é para que os produtores de sal do Estado não sejam prejudicados por uma medida que facilita a entrada do sal chileno no mercado nacional.

A deputada Zenaide Maia, juntamente com os outros parlamentares potiguares, cobra que a medida antidumping tenha continuidade, pois busca corrigir distorções decorrentes de práticas desleais, quando há importações a preço de dumping, gerando danos às empresas locais. Havia um decreto da Lei antidumping para o sal brasileiro, válido por cinco anos, mas o prazo de validade expirou em setembro do ano passado. “Se a medida antidumping não tiver a atenção merecida e for suspensa, estará promovendo uma grande perda à economia brasileira, especialmente para a indústria salineira do RN. Corre-se o risco de 15 mil empregos diretos serem atingidos”, enfatizou a deputada Zenaide. A parlamentar ainda acrescentou: “Estamos buscando audiência nos oito ministérios que estão envolvidos com o assunto, mas acredito que o Ministério da Fazenda, do ministro Henrique Meirelles, será o mais difícil de aceitar nosso pedido”, afirmou Zenaide Maia.

No decorrer da reunião, diante a preocupação com relação às possíveis consequências caso a medida não tenha continuidade, o Ministro disse que a decisão maior será do Mistério da Fazenda e que o assunto está sendo analisado. A visita ao Ministério da Fazenda ainda não está marcada.

A audiência contou com a participação, além da deputada Zenaide Maia e do Ministro Blairo Maggi, do senador Garibaldi Alves e dos deputados federais Felipe Maia, Rogério Marinho, Walter Alves, além de representante das empresas salineiras do RN.