Secretário deixa SMS e, 2 meses depois, firma contrato de R$ 9 mi com Prefeitura de Natal

Luiz Roberto Fonseca, ex-secretário de Saúde de Natal (José Aldenir/ Agora Imagens)
Do Portal Agora RN – Quando deixou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em setembro do ano passado, o médico Luiz Roberto Fonseca usou como justificativa o fato de estar assumindo cargo no Natal Hospital Center, unidade de saúde potiguar que trabalha com diversas especialidades, entre elas o transplante de medula óssea, cardiologia, ortopedia, urologia, medicina intensiva, etc.
No último mês de novembro, porém, já como um dos responsáveis pelo NHC, o ex-secretário firmou contrato milionário com a pasta que dirigia há dois meses. De acordo com o Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14 de novembro de 2017, o vínculo firmado foi para prestação de serviços nas áreas de transplante de medula óssea e oncologia. Sem licitação, o NHC foi contratado por R$ 9,1 milhões.
A participação de Luiz Roberto Fonseca no caso está ‘oficializada’ mediante assinatura do próprio médico quando da publicação da contratação do hospital no DOM. Ele, ao lado de Antonio Francisco Linhares Neto, firma o acordo por parte da unidade de saúde, enquanto que a atual secretária Maria da Saudade Azevedo assina pelo lado da SMS.
Apesar do nome do médico aparecer como um dos responsáveis pelo contrato, a Secretaria defendeu, em nota, que Luiz não interferiu no fechamento da parceria; destacou, também, que a contratação foi feita sem licitação já que não existe outro hospital em Natal que trabalhe com medula óssea; e frisou que a participação do NHC ajuda a aliviar os gastos da SMS, que antes enviava pacientes para outros estados.