A Festa dos Negros do Rosário foi iniciada em Jardim do Seridó no ano de 1863 (Foto: A Fonte Imagens)
Aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2018, o encerramento da Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó. Dia Santo de Guarda; Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; 51º dia mundial da paz e Dia da Festa.
Foram três dias com novenas, missas, procissões, encontro dos Negros do Rosário, ritual de coroação de reis negros e o pavilhão com atrações musicais. A Festa é um patrimônio religioso e cultural do Município.
A Festa dos Negros do Rosário foi iniciada em Jardim do Seridó no ano de 1863 (Foto: A Fonte Imagens)
Às 17 horas, teve início a tradicional procissão pelas ruas e avenidas da cidade, conduzindo as ditosas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, encerrando-se com a Solene Bênção do Santíssimo Sacramento, Coroação do Rei e Rainha da Festa de 2018, e a descida dos Estandartes no patamar da igreja matriz.
A Festa dos Negros do Rosário, como é popularmente conhecida, trata-se de uma tradição africana e foi iniciada em Jardim do Seridó no ano de 1863, por Joaquim Antônio do Nascimento, tendo como vigário da época, Padre Francisco Justino Pereira de Brito.