DNIT entrega viaduto da Cohabinal e trincheira em acesso a Pium, em Parnamirim

Trincheira de acesso a Pium está liberada para tráfego (José Aldenir / Agora Imagens)
Por Tiago Rebolo – Portal Agora RN
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inaugurou e liberou definitivamente para tráfego na manhã desta segunda-feira, 18, em Parnamirim, dois novos equipamentos do conjunto de obras complementares e remanescentes executadas ao longo BR-101 Sul. Foram liberados o viaduto do cruzamento com a Avenida Clementino Câmara, na Cohabinal, e a passagem inferior próximo ao acesso a Pium.
Juntas, as obras custaram R$ 18 milhões. De acordo com o superintendente regional do DNIT, Willy Saldanha, as intervenções vão proporcionar mais segurança e conforto para os usuários da rodovia. “É um presente de Natal para a população de Parnamirim. São obras muito importantes para a mobilidade urbana do município. Elas agregarão benefícios sólidos e perenes a todos, trazendo fluidez ao tráfego, com opções de retorno e eliminação de pontos críticos”, destacou.
O prefeito Rosano Taveira (PRB) destacou que a Prefeitura de Parnamirim é parceira do DNIT na execução das obras e ressaltou que o viaduto e a passagem inferior vão melhorar o trânsito na região, mas também oferecer maior segurança para os pedestres. “Vão melhorar, e muito, a mobilidade dentro do nosso município.
O gestor municipal cobrou, porém, duas ações complementares na região: a instalação de defensas de proteção na área do Caminhódromo (que fica próximo à via marginal) e a recuperação asfáltica da Avenida Castor Vieira Régis, que foi utilizada como via principal durante a execução das obras.
Presente à cerimônia, a senadora Fátima Bezerra (PT) frisou que a obra não vai beneficiar apenas Parnamirim. “Não é uma obra qualquer. Ela vem a contribuir decisivamente para a resolução um dos piores gargalos que a região metropolitana enfrenta. E esse trecho da BR-101 não serve apenas de principal entrada para a capital do estado. Ela serve de acesso às regiões Agreste, Trairi, Potengi, Seridó, Central, Vale do Açu e Oeste. Então, essa obra vai dar fluidez ao trânsito que dá acesso a todas essas regiões”, destacou.
Participaram ainda da solenidade de inauguração dos dois equipamentos sobre a BR-101 representantes da Prefeitura de Parnamirim (secretários e demais auxiliares da gestão), policiais rodoviários federais, vereadores e empresários do município.
Trincheira de Pium custou cerca de R$ 11 milhões – Foto: José Aldenir / Agora Imagens
CONJUNTO DE OBRAS
Além da passagem inferior de Pium e do viaduto da Cohabinal liberados para tráfego nesta segunda-feira, o DNIT já inaugurou outros dois viadutos sobre a BR-101 Sul – um na altura do bairro Neópolis, na zona Sul de Natal, e outro em Emaús, também em Parnamirim.
Com isso, restam dois viadutos – um próximo à entrada da Avenida Abel Cabral (em construção), em Nova Parnamirim, e outro em frente ao Parque Aristófanes Fernandes, na entrada do Centro da cidade (a ser iniciado em julho de 2018) – e outra passagem inferior, na entrada para a Avenida Maria Lacerda Montenegro (em execução).